Violência e indisciplina na
escola são temas dos Fóruns

01/06/2016 - 11:55

A violência e a indisciplina na escola foram os temas de nova edição dos Fóruns Permanentes – Educação e Desafios do Magistério, realizada na manhã de hoje no Centro de Convenções da Unicamp. A organização do evento coube à Faculdade de Educação Física (FEF). Na oportunidade, especialistas brasileiros e estrangeiros debateram questões como conceito de violência e indisciplina, formação do professor diante dos desafios da convivência escolar, criminalização da violência na escola e as possíveis intervenções para lidar com os fenômenos da indisciplina e da violência. Os Fóruns Permanentes são uma iniciativa da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).

A primeira mesa do evento foi formada pelos professores Joe de Assis Garcia, da Universidade Tuiuti (PR), e Aurea Maria Guimarães, da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Garcia concentrou a sua fala na conceituação de indisciplina e violência. Ele lembrou que, a despeito de a legislação e da escola terem mudado ao longo dos últimos anos, o problema da indisciplina continua constante. “Outra constante é que continuamos discutindo a escola a partir de seus problemas e não com vistas ao seu futuro”, afirmou.

De acordo com Garcia, violência e indisciplina são fenômenos distintos e por isso não podem ser analisados sob o mesmo prisma. “O ato de colar na prova não pode ser tratado da mesma forma como um ato de depredação”, observou. Conforme o docente, a relação entre liberdade e responsabilidade precisa ser pensada de forma mais profunda pela comunidade escolar, visto que ambas as condições são fundamentais ao relacionamento no ambiente dedicado ao ensino e à aprendizagem.

Já a professora Áurea lembrou que, se de um lado, os educadores têm se queixado da perda de autoridade e de desrespeito por parte dos estudantes, estes também reivindicam um melhor tratamento por parte dos professores. No entendimento da docente, é preciso identificar como os diferentes sentidos de autoridade, autonomia e respeito influenciam os vínculos que se estabelecem no interior da escola, de modo a interferir nesses sentidos e criar novos processos de socialização.

Participaram da abertura dos Fóruns o professor Orlando Fontes Lima Junior, assessor da CGU, o professor Miguel Arruda, diretor da FEF, e a professora Elaine Prodócimo, coordenadora geral do evento.

Comentários

Quero parabenizar publicamente a Profa. Elaine Prodócimo e todo seu grupo de pesquisa pelo excelente evento e por debater um assunto tão relevante para a educação brasileira.

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