Unicamp realiza Semana do Meio
Ambiente com diversas atividades

31/05/2016 - 14:26

O Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS) promoverá a Semana do Meio da Unicamp entre os dias 6 e 10 de junho. Durante o período, serão realizadas diversas ações, como palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações culturais e artísticas, feira solidária e passeio ambiental. As atividades são abertas à participação tanto da comunidade universitária quanto da sociedade em geral. Algumas, porém, exigem inscrição prévia.

Este ano, o tema central da Semana do Meio Ambiente, que conta com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), será “Unicamp: construindo uma trajetória sustentável”. De acordo com Maria Gineusa de Medeiros e Souza, secretária executiva da Câmara Técnica de Educação Ambiental do GGUS, as atividades programadas compreendem um amplo leque das ações desenvolvidas pela Universidade em busca da sustentabilidade.

Também contemplam temas mais gerais, que estão na agenda das políticas públicas e entre as principais preocupações da população. “O objetivo da programação da Semana do Meio Ambiente é levar informações às pessoas, para que elas possam contribuir para a construção não apenas de uma Universidade mais sustentável, mas de uma vida mais sustentável”, afirma.

Entre os assuntos que serão tratados nas palestras, mesas-redondas e oficinas estão a reciclagem da bituca de cigarro, a construção da educação ambiental, a crise hídrica, a conexão entre ambiente e saúde e o efeito da urbanização sobre as mudanças climáticas. “Nós também teremos um rolê ambiental pelo campus da Unicamp, durante o qual serão apresentadas as ações da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária, e um circuito de saúde e qualidade de vida, promovido pelo Centro de Saúde da Comunidade [Cecom], no qual as pessoas poderão fazer testes para detecção de diabetes e receber orientações básicas de saúde”, acrescenta Washington Roberto, membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental do GGUS.

De acordo com Juliano Henrique Davoli Finelli, coordenador executivo do GGUS, as atividades da Semana do Meio Ambiente ocorrerão em diversos espaços da Unicamp. Ele ressalta que embora o GGUS esteja à frente da organização do evento, profissionais de diferentes unidades e órgãos da Unicamp colaboraram para definição da programação. Ainda segundo Finelli, a abertura da Semana será no dia 6, a partir das 8h30, na Casa do Lago.

Na ocasião, será servido um café orgânico aos presentes. Em seguida, será ministrada a palestra “Biodanza: Inteligência afetiva e a sua contribuição para uma vida sustentável”, pela diretora da Escola Paulista de Biodanza, Maria Luiza Appy. No local também haverá uma exposição de banners sobre a questão ambiental. A programação completa e as inscrições para participação nas atividades da Semana do Meio Ambiente da Unicamp podem ser conferidas, conforme Gislaine Aparecida Moreira, secretária do GGUS, no site do órgão. Uma página no Facebook também traz informações sobre o evento.