Documentário
do Porto de
São Sebastião

30/05/2016 - 11:58

Alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp produziram um documentário sobre os impactos socioambientais provocados pelo projeto de expansão do Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. O filme, que tem 12 minutos de duração, aborda as consequências da ação humana principalmente sobre a Baía do Araçá, que funciona como berçário para um grande número de organismos.

A ideia de produzir o documentário, intitulado “Zoé”, surgiu após os estudantes cursarem a disciplina de Filmagem de Vida Silvestre, ministrada pelo biólogo César Luiz Leite, formado pela Unicamp. Ele é o diretor, entre outros, do documentário “A Copa do Tatu”, no qual chama a atenção do público para o risco de extinção do tatu-bola. César também dirigiu o filme sobre os impactos da expansão do Porto de São Sebastião.

O biólogo afirma que o objetivo de Zoé é mostrar à sociedade as dificuldades enfrentadas pelos moradores locais – humanos e animais –, causadas pela expansão econômica e pela ocupação desordenada da Baía do Araçá, decorrente as obras de ampliação do porto. “O filme faz isso a partir da perspectiva de um caranguejo ermitão chamado Zoé”, explica César. O documentário levou um mês para ser concluído, entre atividades de planejamento, roteirização, filmagem e edição.

O filme é de responsabilidade da Cambacica Produções, iniciativa dos estudantes da Unicamp e do próprio César. O documentário também contou com o apoio do iBioMovies, canal criado por um ex-aluno do IB, Vinícius Camargo. O iBioMovies faz parte de um grupo denominado Science Vlogs Brasil, que congrega vários canais do Youtube voltados à divulgação de conteúdo científico.

“Nosso diferencial é quebrar a cabeça para contar uma boa história”, conta César, que diz satisfeito por ver os estudantes colocando em prática o que aprenderam em sala de aula. Ainda segundo o biólogo, “Zoé” foi feito com baixo orçamento [investimento dos próprios integrantes] e com intuito de participar do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA 2016). “Estamos na esperança de ser selecionados. O que precisamos agora é obter visibilidade para atrair o interesse de colaboradores e patrocinadores. Assim será possível viabilizar mais projetos”.

Participaram da realização do documentário “Zoé” os seguintes estudantes: Breno Pedroni, Camila Armani, Lucas Meirelles, Marina Melchior, Pedro Peres, Rafael Murayama e Stella Ditt . O filme pode ser assistido através deste link.