Unicamp recebe visita da ONU

25/05/2016 - 13:31

Representantes da ONU em visita à Unicamp

Por meio da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), a Unicamp recebeu na última sexta-feira (20) representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) para apresentação de órgãos e oportunidades na entidade internacional.

Há mais de 70 anos atuando pela paz e desenvolvimento mundial, a ONU se divide em órgãos responsáveis por trabalhar em prol de causas específicas, como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que através da educação, cultura, comunicação e ciências naturais, humanas e sociais reformulam as políticas públicas para que elas melhorem a vida da população. No entanto, para que possa atuar efetivamente na sociedade, a entidade conta a colaboração de profissionais e voluntários.

Em visita à Unicamp, a organização internacional apresentou seus programas e órgãos visando divulgar oportunidades e convidar alunos a atuarem em suas atividades. Com ações em diversos campos sociais e políticos, a ONU necessita de profissionais de todas as áreas, exatas, biológicas e humanas.

A Organização não estabelece parcerias bilaterais com universidades, mas é possível criar redes de contribuição para tratar de assuntos importantes ligados à ela. Nesse sentido, os representantes da ONU conheceram as estratégias e políticas da Unicamp, bem como o comprometimento da universidade com as oportunidades de internacionalização de seus alunos e funcionários.

“A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) que trata da alimentação e da segurança alimentar no mundo, é dirigida por um brasileiro e professor do Instituto de Economia da Unicamp, o professor José Francisco Graziano da Silva. Mas há vários outros temas relevantes de interesse da Unicamp, como a demografia, meio ambiente e comércio”, afirmou Luis Augusto Barbosa Cortez, vice-reitor da Vreri.

As atividades da entidade internacional são oportunidades para os alunos ingressarem à ONU, contribuindo no desenvolvimento mundial e participando de políticas globais. A Unicamp se comprometeu a empregar esforços institucionais para aumentar o interesse dos alunos da universidade em postular cargos da Organização das Nações Unidas.