Alunos do Cotuca ganham prêmios
em feira internacional nos Estados Unidos

24/05/2016 - 14:32

Laura Rubia Paixão Boscolo e Rafael Eiki Matheus Imamura
Os alunos Rafael Eiki Matheus Imamura, 19, e Laura Rubia Paixão Boscolo, 18, juntamente com a professora e orientadora do projeto, Andréia Cristina de Souza, participaram de feira internacional em Phoenix, Estados Unidos, onde apresentaram seu projeto de conclusão de curso, o Projeto Yarner. Durante a realização da feira os alunos ganharam quatro prêmios.

Rafael Eiki Matheus Imamura e Laura Rubia Paixão BoscoloRafael conta que a experiência de participar da feira foi melhor do que o esperado. Para Laura, “foi Incrível. Conhecemos jovens cientistas e engenheiros do mundo todo, conversamos com prêmios Nobel e tivemos contato com empresas e organizações de renome. Eles nos deram opiniões e novas ideias para o projeto”.

Os dois destacam ainda a variedade e qualidade dos projetos apresentados na feira. “Um dos exemplos é um projeto dos Estados Unidos, que consistiu no desenvolvimento de um software para detecção de Alzheimer pela análise do olho do paciente”, fala Rafael.

O projeto Yarner foi desenvolvido como um aplicativo interativo em que o usuário pode criar e montar histórias, podendo conceber o seu próprio livro digital. Ele venceu os prêmios:

- Systems Software – Fourth Award

- GoDaddy – Prêmio Web Innovator Award

- Oracle Academy – Prêmio Award for outstanding project in the systems software category

- Premiação especial da Organização dos Estados Americanos (OEA). Entre os 50 melhores das Américas pelo Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Emprego da OEA

A feira ocorreu entre os dias 8 e 13 de maio e contou com a participação de 1700 estudantes de 77 países. No total, a delegação brasileira foi a quinta mais premiada da feira, ficando atrás apenas de EUA, Canadá, Taiwan e Alemanha. Os estudantes brasileiros conquistaram, ao todo, 12 prêmios.