Fisioterapeuta do Cecom

Renata Di Grazzia, autora do livro

Antônia Bankoff, co-autora

Carlos Zamai, co-autor

Mesa da cerimônia de lançamento

Foi lançado nessa sexta-feira, 20, o livro “Postura Corporal, Equilíbrio Postural e Disfunção Temporomandibubular”. A obra é resultado da dissertação de mestrado defendido em 2003 por Renata Cristina Di Grazia, autora principal do livro e fisioterapeuta no Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp. O livro apresenta causas e consequências, tratamento e exercícios físicos. São co-autores a professora da Faculdade de Educação Física, Antônia Dalla Pria Bankoff, e o coordenador do "Programa de Convivência e Atividade Física - Mexa-se Unicamp", Carlos Aparecido Zamai, orientadores da dissertação de Renata.

De acordo com a autora, o público alvo são pessoas que têm disfunção da articulação temporomandibular (DTM), alunos de fisioterapia, de odontologia, de medicina e pessoas que têm interesse no assunto. Renata conta que ela mesma sofria da disfunção e que, trabalhando no Cecom, começou a se tratar e a estudar o tema. Na época em que concluiu o mestrado a ideia de lançar o livro ficou um pouco parada, pois logo partiu para seu doutoramento. Depois de um tempo e já com o material pronto, sua orientadora entrou em contato com a Paco Editorial, que decidiu publicar a obra.

Durante seus estudos de mestrado e doutorado, Renata teve dificuldade em encontrar material sobre o assunto. Segundo Antônia Bankoff, o estudo do problema é incipiente no Brasil como área de conhecimento e de pesquisa. “A postura e o equilíbrio corporal como áreas de estudo deveriam ser mais explorados para uma melhor qualidade de vida. A disfunção atinge milhões de pessoas”, afirmou. Para Carlos Zamai, o livro traz uma grande contribuição para as pesquisas sobre o tema.

De acordo com Renata, as pessoas que têm essa disfunção apresentam alto grau de ansiedade. “Muitas vezes, o problema pode começar pelo apertamento dentário ou por uma disfunção na própria articulação. Outras pessoas têm problemas anatômicos, tanto na coluna cervical quanto na mandíbula”, pontua. A fisioterapeuta também afirma que o tratamento é multidisciplinar e envolve cuidado médico, fisioterápico, odontológico, psicológico, exercícios e acupuntura, para gerar um equilíbrio energético no corpo. Ela acentua que as mulheres são as mais acometidas pela disfunção e que há uma grande influência de fatores psicológicos.

Dois novos capítulos foram acrescentados ao material que já existia na dissertação de Renata. Um deles trata da avaliação postural e do equilíbrio corporal bem como da importância destes procedimentos na prevenção de quedas e de correções posturais. Também foi acrescentado um capítulo sobre exercícios físicos e tratamento sobre a disfunção.

O livro foi lançado pela Paco Editorial, com apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (GGBS). Participaram da mesa da cerimônia de lançamento a coordenadora do Cecom, Patrícia Leme, o coordenador geral do GGBS, Edson Lins, além dos autores. O lançamento contou com a presença de familiares, pacientes e membros da comunidade universitária. O livro pode ser comprado na Editora da Unicamp, na Biblioteca Central e na livraria Saraiva.

Livro