Solenidade marca
os 40 anos do SAE

19/05/2016 - 16:44

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp promoveu na tarde desta quinta-feira (19), na Casa do Lago, uma solenidade para comemorar os seus 40 anos de atividades. Durante o evento, que contou com apresentações musicais, o SAE lançou um vídeo institucional e uma revista online. Atualmente, o órgão oferece 13 modalidades de bolsas, todas com o objetivo de facilitar a permanência estudantil na Universidade, gerar oportunidades acadêmicas, artísticas e culturais e promover a inclusão no mercado de trabalho de alunos de graduação e pós-graduação.

De acordo com o coordenador do SAE, professor José Ricardo Figueiredo, o órgão vem empreendendo esforços para qualificar e ampliar os seus programas de assistência estudantil. Entre 2013 e 2015, por exemplo, o número de bolsas auxílio-social, concedidas a partir de critérios socioeconômicos, foi ampliado de 983 para 1.364 – diferença de 38%.  “Os avanços obtidos até aqui não teriam sido possíveis sem a dedicação dos nossos funcionários”, destacou.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, que foi coordenador do SAE, também enfatizou a importância do órgão na oferta de assistência aos estudantes. “O trabalho do SAE ajuda a mudar a sociedade e a promover a cultura como bem do cidadão. No SAE, as atividades meio se transformam em atividades fim. Quem passou pelo órgão, como eu, costuma deixar seu coração lá”, pontuou.

Também participaram da solenidade em comemoração aos 40 anos do SAE a assessora cultural do órgão, Vivian Nogueira; e Vitor Gonçalves da Silva, integrante do Grupo de Cidadania Integrado (GCI), entidade estudantil formada por alunos de diversos cursos da Unicamp, que promove, entre outras ações, o Trote da Cidadania.