Doenças
tropicais
são tema
de workshop
internacional

16/05/2016 - 14:00

A Unicamp, por meio do Instituto de Biologia (IB), promoverá entre os dias 6 e 10 de junho o workshop internacional New Approaches to Drug Discovery against Tropical Diseases. O evento, voltado a estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes, contará com palestras e minicursos ministrados por especialistas brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas. “O workshop terá caráter informativo e educativo. Nossa expectativa é que, a partir da interação desses especialistas, surjam novas parcerias científicas”, afirma o organizador do encontro, professor Fábio Costa, do IB.

De acordo com o docente, que coordena o Laboratório de Doenças Tropicais do IB, o evento conta com a contribuição da Universidade de Gotemburgo (Suécia), com a qual a Unicamp mantém acordo de colaboração. A instituição estrangeira está custeando a vinda de seus professores para o workshop. Fábio Costa informa que tanto as palestras quanto os minicursos serão gratuitos. As palestras estarão abertas à participação de um público mais amplo.

Já os minicursos serão destinados apenas a estudantes de pós-graduação. “Como teremos somente 20 vagas por minicurso, é provável que tenhamos que fazer uma seleção entre os inscritos”, prevê Fábio Costa. As inscrições podem ser feitas até 25 de maio, através do e-mail internationalofficeib@unicamp.br. O idioma oficial do evento será o inglês.

Conforme a professora Elizabeth Bilsland, também do IB e coorganizadora do workshop, o evento tratará de temas muito importantes para as pesquisas voltadas às doenças tropicais, como malária, leishmaniose, dengue, zika etc. “Nós contaremos com palestrantes de renome nas áreas de parasitologia e microbiologia. Entre os assuntos que serão abordados estão o uso de triagens em larga escala e o aporte da bioinformática aos diversos tipos de investigação”, exemplifica.

A programação completa do workshop New Approaches to Drug Discovery against Tropical Diseases pode ser conferida neste link.