23 a 25
Campinas
sedia festival
internacional
Pint of Science

16/05/2016 - 14:37

O festival internacional de divulgação científica Pint of Science vai levar especialistas para conversar, de forma descontraída, com o público em restaurantes, cafés e bares de sete cidades brasileiras nos dias 23, 24 e 25 de maio. Mais de 100 cidades localizadas na África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda e Itália participarão da iniciativa na edição 2016. O Brasil, único país da América Latina a participar, será representado pelas cidades de Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Dourados (MS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP) e São Paulo (SP).

Em Campinas, o Pint of Science Brasil abordará quatro temas divididos em dois locais simultâneos, para agradar aos mais diversos paladares científicos. No dia 23 de maio, “Ciência da cerveja” e “Gastronomia molecular no cardápio” abrem o festival no Almanaque Café, com direito a apresentação do Zebu Trifásico, um quinteto de cientistas flautistas. Simultaneamente, o Echos Studio Bar servirá os temas “Desenvolvimento de novos fármacos” e “Mudanças climáticas”.

No segundo dia (24/5), as sugestões do chef serão “Nanotecnologia e cristalografia de macromoléculas” no Almanaque Café. Já no Echos Studio Bar, “Paleontologia” e “Zika vírus” estarão no cardápio especial. No dia 25 de maio, o *Observatório Municipal de Campinas abre suas lentes e mentes com “Astronomia” e “Astrobiologia”. Simultaneamente, em Barão Geraldo, o Echos Studio Bar fecha a conta com “Educação de ciência” e “Mulheres na Ciência” no último dia do evento.

*Os portões do Observatório estarão abertos a partir das 18 horas, há a taxa de entrada no valor de R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 a meia-entrada. O evento contará com a participação de Food Trucks que darão o suporte de alimentos e bebidas. Recomenda-se levar agasalhos.

Palestras sempre às 19h30, o evento é gratuito e o público só paga o que consumir no local.

O surgimento do Pint of Science
Em 2012, os pesquisadores Michael Motskin e Praveen Paul do Imperial College London organizaram o Encontro com pesquisadores. Este consistia em convidar pessoas acometidas doenças, tais como, Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e conhecer o tipo de pesquisa realizada. A partir dessa experiência, os dois tiveram a ideia de que, no sentido inverso, os pesquisadores deveriam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas nos locais que elas habitualmente frequentavam. No ano seguinte, a primeira edição do Pint of Science foi realizada em maio na Inglaterra e, em pouco tempo, se espalhou. Em 2015, o evento aconteceu pela primeira vez no Brasil, na cidade de São Carlos.

Em 2016, mais seis grupos de voluntários se interessaram em viabilizar o evento somando sete cidades brasileiras participantes. Com apoiadores locais e a Elsevier como apoiadora nacional do evento, os temas, pesquisadores e locais selecionados buscam, ao aproximar o cidadão cientista e cidadão dito comum, desconstruir a visão de que falar de ciência é enfadonho e para poucos escolhidos. “O desafio deles (dos organizadores) é levar à população o conhecimento sobre questões que têm desafiado os cientistas, possibilitar que as pessoas esclareçam suas dúvidas diretamente com quem faz ciência e mostrar que a jornada de um pesquisador é repleta de encantos e desencantos, tal como toda trajetória humana”, pontua Denise Casatti da Assessoria de Comunicação ICMC/USP.