Unicamp lança ‘Revista
Saberes Universitários’

05/05/2016 - 14:12

A Unicamp lançou na manhã desta quinta-feira (5), na Sala do Conselho Universitário (Consu), a Revista Saberes Universitários, publicação inédita entre as universidades brasileiras. O veículo é destinado à divulgação de trabalhos relacionados às atividades de funcionários técnicos e administrativos tanto da Universidade quanto de instituições brasileiras e do exterior. O periódico também contempla artigos elaborados por docentes e pesquisadores cujos temas sejam relevantes para o desenvolvimento das ações técnicas e administrativas no âmbito universitário. O lançamento faz parte das ações em comemoração pelos 50 anos da Unicamp.

Na primeira edição, a Saberes Universitários traz oito artigos, que tratam de diferentes temas, como a antiética do plágio e a trajetória de implementação do Serviço de Tradução e Interpretação de Língua de Sinais na Unicamp. A revista publica também uma entrevista com o reitor José Tadeu Jorge, que aborda aspectos do sistema educacional brasileiro. “O objetivo da publicação é ampliar o espaço de divulgação das iniciativas dos servidores técnicos e administrativos, atingido dessa forma tanto o público interno quanto externo”, afirmou a editora científica, Ademilde Felix Gomes, coordenadora adjunta da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH).

Segundo ela, a revista terá periodicidade semestral (publicação em março e setembro) e contará com versões eletrônica e impressa. “Teremos versões impressas em ocasiões especiais. O segundo número também deverá circular em papel”, informou Ademilde. Segundo ela, um curso a ser oferecido brevemente pela Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp) ajudará os interessados a elaborar textos dentro das normas estabelecidas pela publicação.

Tanto o reitor Tadeu Jorge quanto a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Teresa Atvars, classificaram o lançamento da revista como um marco para a Unicamp. “A revista vem para cumprir o papel de disseminação do conhecimento gerado e aplicado na Universidade e também para integrar todos os saberes aqui praticados”, considerou o reitor.

De acordo com Teresa Atvars, uma das maiores angústias em diferentes ambientes, inclusive na universidade, é transformar ideias em realizações. “Esta revista representa a transformação de uma ideia em um produto que tem ideias. Trata-se de uma iniciativa que está alinhada com o planejamento estratégico da Unicamp. Ela não é apenas um veículo de divulgação, mas um canal de diálogo com a sociedade”, pontuou a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário.

A relevância da Saberes Universitários foi igualmente destacada pelos pró-reitores Gláucia Pastore (Pesquisa) e Luís Alberto Magna (Graduação). A primeira falou do papel da revista de amplificar a disseminação do conhecimento aplicado internamente à Unicamp e o segundo classificou o conteúdo da primeira edição como representativo da capacidade e criatividade dos servidores técnicos e administrativos da instituição.

O chefe de gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Montagner, lembrou que um dos desafios de uma revista desse gênero é tornar-se perene. “Entretanto, pelo conteúdo apresentado na primeira edição, temos certeza de que a publicação tem um calço sólido e que isso permitirá que ela siga cumprindo o papel de valorizar a inteligência dos profissionais que atuam na Universidade”, previu.

Também participaram da mesa de autoridades o coordenador geral do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Edison Lins, órgão patrocinador da Saberes Universitários, e a coordenadora do Sistema de Biblioteca da Unicamp (SBU), Regiane Bracchi, que também é editora associada da revista. Ambos falaram sobre a importância da publicação e enfatizaram que a iniciativa somente pôde ser concretizada graças a um trabalho coletivo, que envolveu diversos profissionais de diferentes órgãos.