Cotuca realiza quinta edição do Seemtec,
que contou com mais de mil inscritos

05/05/2016 - 07:34

Alunos do Cotuca durante a palestra

Mesa redonda sobre sexualidade do jovem e DSTs

Palestra de pet food com Thacia Guilherme, engenheira de P&D para produtos regionais - Mars

O Colégio Técnico de Campinas, o Cotuca, da Unicamp, realizou nos dias 2 e 3 de maio, a quinta edição da Semana do Ensino Médio e Técnico (Seemtec), que ocorreu Centro de convenções da Universidade. A Semana é um evento bianual que visa promover o contato da comunidade do ensino técnico e médio com profissionais da área, para que possam adquirir conhecimentos, e entrem em contato com inovações a serem apresentados para o setor tecnológico e educacional. Para os dois  dias de Seemtec se inscreveram 1100 alunos.

Neste ano o evento apresentou, em sua abertura, uma mesa redonda com Erwin Karl Franiek, professor do Cotuca e Rodrigo Leal, da CPqD, para discutir sobre o profissional da quarta revolução industrial. Segundo a coordenadora do evento, Cintia Aihara, professora do Cotuca e subchefe do Departamento de Mecânica, foram criados novos minicursos. “Este ano implementamos os minicursos interdisciplinares entre as áreas do ensino técnico, como por exemplo o minicurso sobre implementações e sistemas embarcados, que era voltado para informática, mecânica e eletrônica”, explicou.

Além desses minicursos, foram apresentadas palestras e mesas redondas voltadas para o ensino médio e gestão de carreira e, no período noturno, minicursos voltados para as áreas técnicas. Dentre os temas abordados durante a Seemte estavam empreendedorismo, sexualidade dos jovens e as DSTs, mercado e desenvolvimento de produtos para pet food, desenvolvimento de jogos e impressão 3D, entre outras.

Desde sua primeira edição, em 2008, tem como objetivo ser um evento multidisciplinar, que permite o estreitamento da relação entre departamentos. É organizada de forma que cada departamento tenha um horário definido. Fica a critério de cada departamento escolher o tema a ser abordado.