Oswaldo Luiz será vice-presidente da

03/05/2016 - 15:08

Oswaldo Luiz Alves, do IQ

Douglas Galvão, do IFGW

O professor do Instituto de Química (IQ) da Unicamp Oswaldo Luiz Alves foi eleito vice-presidente (SP) da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na chapa encabeçada pelo físico Luiz Davidovich (presidente) para o triênio 2016-2019. A posse da nova diretoria da ABC será realizada durante solenidade nesta quarta-feira (4), às 19h30, na Escola Naval do Rio de Janeiro (Avenida Almirante Silvio de Noronha, s/n – Castelo). O professor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) Douglas Galvão, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), também toma posse na Academia como membro.

A ABC está completando um século nesta terça-feira (3). A Academia é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do País, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. A ABC recebe contribuições de seus membros individuais e corporativos e apoio financeiro de agências governamentais. Com um quadro atual de pouco mais de 700 membros no total, a Academia Brasileira de Ciências é uma das mais antigas associações de cientistas no país e reconhecidamente a mais prestigiosa dessas entidades.