Unicamp recebe comitivas estrangeiras

Visita do coordenador da QUT

Recepção à comitiva da Embaixada da Austrália

Membros da TCD em apresentação da Unicamp

A Unicamp, por meio de sua Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), recebeu representantes de instituições estrangeiras ao longo da última semana. Na segunda-feira, dia 25, a visita foi do coordenador de promoções internacionais da Queensland University of Technology (QUT), da Austrália, Patrick Hartney. Ele foi recepcionado pelo assessor da Vreri, Gustavo Paim Valença, e pela coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Planejamento Energético (NIPE), Telma Teixeira Franco, ambos docentes da Engenharia Química. O objetivo do encontro foi promover uma parceria entre as duas instituições. De acordo com Gustavo Paim, a QUT deseja estabelecer uma relação de pesquisa com a Unicamp nas áreas de água, tecidos (substituição e reparo de pele) e na área médica. A QUT tem 45 mil alunos, sendo 6 mil estrangeiros, nos campi de Brisbane, Kelvin Grove e Caboolture, todos no estado de Queensland.

Na quinta-feira, dia 28, ocorreram duas visitas. Na parte da manhã, o embaixador da Austrália no Brasil, John Richardson, junto com o conselheiro da embaixada na área de educação e ciência na América Latina, Niclas Jonsson, e com a diretora de educação do órgão australiano, Carla Furlan, foi recepcionado no salão do Gabinete do Reitor. O coordenador geral da Unicamp, Alvaro Crósta; a pró-reitora de pesquisa, Gláucia Maria Pastore; o pró-reitor de extensão e assuntos comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer; o assessor da Vreri, Celso Morooka; e a representante da Agência de Inovação da Unicamp, Nathalia Dayrell Andrade, receberam a comitiva australiana.

De acordo com Celso Morooka, da Vreri, já existem parcerias estabelecidas com diferentes universidades australianas. “A visita do embaixador vem reforçar laços já existentes com a Unicamp, ampliando o escopo da cooperação na área acadêmica e de inovação. Cooperação, inclusive, em empreendedorismo”, informa Morooka. A Austrália definiu o Brasil com um dos países com prioridade para cooperação acadêmica e pesquisa. A parceria das instituições australianas ocorre em diferentes áreas da tecnologia, exatas, saúde e humanidades, em diferentes temas, como ensino, pesquisa e inovação.

Na parte da tarde do dia 28, uma comitiva com 10 pessoas da Trinity College Dublin (TCD), da Irlanda, foi recebida na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). De acordo com Celso Morooka, assessor da Vreri que também participou desse encontro, já existe um memorando de entendimento (MoU) estabelecendo cooperação da Unicamp com a TCD. Há iniciativas de cooperação já em andamento em áreas da saúde e exatas, através de intercâmbio de docentes em assuntos acadêmicos e de pesquisa, além de mobilidade de estudantes, particularmente na graduação, entre a Unicamp e a universidade irlandesa.  Ainda segundo Morooka, a visita teve como objetivo buscar temas específicos e elaboração de possíveis projetos de mútuo interesse, para ampliar a cooperação entre as instituições. Docentes da Unicamp das áreas de saúde, humanas e exatas participaram desse encontro. Trinity College Dublin integra a Universidade de Dublin e foi fundada em 1592. Tem 17 mil estudantes de graduação e pós-graduação em áreas como artes e humanidades, negócios, ciências do direito, engenharia e saúde.