Universidades do Brasil e
Cone Sul discutem integração

28/04/2016 - 15:38

Grupo de reitores durante o evento

José Tadeu Jorge: presidente da Udual

A União de Universidades da América Latina e Caribe (Udual), que é presidida pelo reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, promoveu nesta quinta-feira (28) sua primeira reunião da chamada macro região que envolve o Brasil e os países do Cone Sul (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai). O evento, realizado no auditório da Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp, reuniu reitores e representantes das instituições filiadas para o debate de temas que norteiam a integração das universidades latino-americanas e caribenhas. Vídeo

O presidente da Udual, o reitor José Tadeu Jorge, explicou que 240 universidades da América Latina e Caribe estão filiadas à instituição. “A Udual se organiza com base em regiões: Brasil, México, Cone Sul, Região Andina, América Central e Caribe. Estava prevista na sua estrutura a realização de reuniões regionais para discutir problemas específicos de determinada região. Mas nós começamos a perceber que algumas questões extrapolavam, sendo pertinentes a mais de uma região. Foi essa configuração que nós denominamos de 'macro região'. Portanto, aqui hoje, debatemos questões de duas regiões, do Brasil e do Cone Sul”, situou Tadeu Jorge.

De acordo com ele, serão discutidos até esta sexta-feira (29) temas que afetam as universidades das duas regiões. “Trataremos da internacionalização, integração, pesquisas e pós-graduação conjunta e, principalmente, da questão do Enlace, que é o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior. A ideia é que este Espaço permita que as universidades se integrem de um modo mais direto e intenso em termos de mobilidade dos estudantes, de professores e pesquisadores, e no reconhecimento de títulos e créditos dos cursos de graduação e pós-graduação.”

José Tadeu Jorge avaliou ainda que a integração das universidades da América Latina e Caribe, apesar de significativa, ocorre por meio de iniciativas individuais ou de pequenos grupos de instituições. “É muito comum, por exemplo, uma universidade querendo se relacionar com a outra, às vezes um grupo de três ou quatro. Há muitas iniciativas dessa natureza. Mas o potencial que têm a América Latina e Caribe para essa integração é muito maior. E cada vez mais não se faz ciência sozinho, sendo fundamental a interação de vários grupos, várias visões e expertises distintas”, considerou.

Participaram da abertura do evento, Josué Modesto dos Passos Subrinho, vice-presidente da região Brasil e reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, sediada em Foz do Iguaçu; Roberto Escalante Semerena, secretário-geral da Udual; e Guillermo Badenes, representante da região do Cone Sul. Nesta quinta-feira (28), além do Enlace, internacionalização e mobilidade, foram discutidos temas sobre avaliação e acreditação. Na sexta-feira (29) serão tratadas questões sobre educação a distancia e interculturalismo.  Veja a programação completa do evento.