RTV: 'Outros
Olhares' discute
comércio
entre Brasil
e China

28/04/2016 - 16:16

A RTV-Unicamp apresenta hoje o último programa da série Outros Olhares. “Negócios da China: trampolim ou muleta?” é o tema dessa edição que conta com a participação dos entrevistados Christian Lohbauer, doutor em Ciência Política pela USP e vice-presidente corporativo da Bayer no Brasil, e Luis Afonso Fernandes Lima, economista formado na Unicamp, com mestrado na FGV e diretor-presidente da Sobeet, Sociedade Brasileira de Estudo das Empresas Transnacionais e da Globalização. A apresentação é do cientista político da USP, José Augusto Guilhon.  Veja o link

Guilhon lembra que até bem pouco tempo, a China representava, para o Brasil, apenas um país distante, misterioso e atrasado. Nas últimas décadas, tornou-se uma das maiores economias do mundo e um país de enorme influência mundial. A partir de 2009, a China superou os Estados Unidos como o nosso principal parceiro comercial. “Para alguns, afirma o cientista político, um exemplo a ser seguido e uma chance para o Brasil se tornar um país rico. Para outros, o Brasil se tornou prisioneiro das exportações de produtos primários para a China, e hoje depende dela para manter sua economia competitiva”. É essa a questão que pauta a nova edição de Outros Olhares.

Além desse tema, o programa, em edições anteriores, discutiu também “Fontes alternativas de energia – um desafio global”, “Alternativas de gestão pública” e “Uma justiça mais previsível e eficaz”, todos disponíveis no portal da RTV.