Unicamp e Universidade de
Coimbra assinam convênio

27/04/2016 - 09:00

Universidade de Coimbra

A Unicamp firmou no último dia 19 de abril um acordo de cooperação com a Universidade de Coimbra (UC), Portugal. O objetivo da parceria é reforçar os laços de colaboração entre as instituições, gerando facilidades para o intercâmbio de docentes e estudantes, bem como a realização de cursos em cotutela. A assinatura do convênio, que ocorreu no Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da UC, contou com a presença do reitor José Tadeu Jorge; do chefe de gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Montagner; e do coordenador do acordo por parte da Unicamp, professor Alcir Pécora, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). O grupo da Unicamp ainda esteve na Universidade do Porto, em Portugal, em visita técnica, objetivando conversas iniciais para futuras colaborações. Foi recebido pelo reitor Sebastião Feyo de Azevedo.

De acordo com Pécora, a parceira com Coimbra representa “um ganho extraordinário” tanto para pesquisadores da Unicamp quanto da UC, dado que as universidades têm “relações contemporâneas interessantes”. “Com esta relação [os pesquisadores] podem reatar e reinventar laços que podem ser interessantes para os estudos comuns”, afirmou o docente.

Osvaldo Silvestre, coordenador dos Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da UC afirmou que a Unicamp é “uma grande universidade brasileira, com um peso muito importante na pesquisa e na pós-graduação”. No entender do docente, o protocolo vai contribuir para “reforçar a massa crítica dos Estudos Brasileiros na Faculdade de Letras e, em longo prazo, na UC”. Confirma neste link vídeo com depoimentos de Alcir Pécora e Osvaldo Silvestre.

Professor Alcir Pécora, do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Fachada da Reitoria da Universidade do Porto. Internamente, reunião com o reitor José Tadeu Jorge; o reitor da UP, Sebastião Feyo de Azevedo e a vice-reitora, Maria de Fátima Marinho