Unicamp e CPFL promovem obras
para eficiência energética no campus

26/04/2016 - 10:12

/
A pró-reitora Teresa Atvars: parceria estratégica

A pró-reitora Teresa Atvars: parceria estratégica

José Carlos Tadiello, da CPFL Paulista

José Carlos Tadiello, da CPFL Paulista

Evento no auditório da DGA

Evento no auditório da DGA

A Unicamp e a CPFL Paulista realizaram na tarde de segunda-feira (25) um evento para a entrega de projetos de eficiência energética no campus da Universidade. Foram realizadas obras para a climatização da Biblioteca Central 'Cesar Lattes' (BCCL) e do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório (Cemib), além da substituição de parte do sistema de iluminação predial do campus, por meio da Prefeitura universitária. 

A distribuidora de energia informou que utilizou equipamentos modernos e de última geração capazes de promover o consumo inteligente e eficiente de energia elétrica. Ainda conforme a CPFL Paulista, foram investidos, sem custo para a Unicamp, R$ 2,897 milhões nos projetos. 

Participaram do evento no auditório da Diretoria Geral de Administração (DGA), a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Teresa Dib Zambon Atvars; o diretor de gestão de energia da CPFL Paulista, José Carlos Tardiello; e o vice-prefeito do campus da Unicamp, Moacyr Trindade de Oliveira Andrade. Também prestigiaram diretores das Unidades e das áreas técnicas da CPFL, além de funcionários e docentes. 

“A parceria da Unicamp com a CPFL é estratégica porque não está mirando apenas a entrega das obras neste momento, mas insere-se numa perspectiva de longo prazo. O nosso projeto de Planejamento Estratégico para 2016 a 2020 tem a sustentabilidade como uma das estratégias corporativas”, situou a pró-reitora da Unicamp, Teresa Atvars. 

O diretor de gestão de energia da CPFL Paulista, José Carlos Tadiello, disse que os projetos entregues tiveram o objetivo de reduzir o desperdício de energia elétrica e a chamada “demanda na ponta”, momento em que a energia torna-se mais cara nos horários de pico de consumo. “Outro objetivo foi também desenvolver novos padrões para os sistemas de iluminação e ar condicionado, com equipamentos mais modernos e eficientes”, acrescentou.

Conforme o diretor da CPFL, a expectativa da equipe técnica da distribuidora é que, com as obras, haja redução de energia da ordem de 3.122 MHh (Megawatt/hora)  ao ano, quantidade suficiente para abastecer 1300 residências com consumo mensal médio de 200 KWh (Kilowatt/hora) durante um ano. “Este é apenas um dos projetos de nossa parceria com a Unicamp. Diversos outros já foram realizados e outros estão sendo realizados”, ressaltou. 

A Prefeitura Universitária informou que já foram substituídos 24.500 conjuntos luminotécnicos sem custos para a Universidade, permitindo contemplar grande parte das unidades de ensino ao longo dos últimos anos. Na última etapa, foram trocados 5.000 conjuntos luminotécnicos.