Educorp anuncia Programas de
Desenvolvimento Gerencial e de Liderança

26/04/2016 - 10:20

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Funcionários inscritos nos cursos da Educor

Funcionários inscritos nos cursos da Educor

Tadeu Jorge no evento no Centro de Convenções

Tadeu Jorge no evento no Centro de Convenções

Joel Dutra, professor da USP, ministrou aula magna

Joel Dutra, professor da USP, ministrou aula magna

Maurício Calixto de Andrade, diretor da Educor

Maurício Calixto de Andrade, diretor da Educor

A Escola de Educação Corporativa (Educorp), inovando nas ações visando à qualificação de servidores técnicos administrativos e pesquisadores, anunciou um remodelado Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) e lançou o Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL), este em parceria com a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH). Na cerimônia da tarde de segunda-feira, que atraiu mais de 200 pessoas ao Centro de Convenções, foi anunciada ainda a abertura de mais de 1.000 vagas em cinco cursos da Trilha Fundamentos Administrativos. A aula inaugural dos Programas de Desenvolvimento foi ministrada pelo professor Joel Dutra, docente da USP e principal nome em gestão de recursos humanos no país, sobre o tema “Papel da universidade no cenário nacional, internacional e tendências”. 

A Educorp surgiu do redimensionamento da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), vinculada ao Gabinete do Reitor. Seu diretor executivo, Maurício Calixto de Andrade, explicou que a Escola oferece cursos sequenciais e complementares denominados “Trilhas de Qualificação”. “São caminhos predefinidos para que o funcionário ou pesquisador possa se qualificar continuamente durante sua trajetória na Unicamp – e a qualificação dos quadros é importante para que a Universidade atinja seus objetivos estratégicos.” 

Segundo o diretor da Educorp, estão sendo oferecidas 180 vagas para o PDG e o PDL; em Fundamentos Administrativos, são 300 vagas para “redação administrativa”, 300 para “técnicas de atendimento”, 300 para “técnicas de negociação”, 90 para “como falar em público” e 120 para “Word intermediário”. “As trilhas de qualificação abarcam todas as grandes áreas funcionais, como liderança, gestão, administração básica e sustentabilidade. O conceito de trilha é bastante importante à medida que permite ao profissional pensar sua carreira com maior autonomia e em consonância com o planejamento estratégico da Universidade.” 

O reitor José Tadeu Jorge disse que este era o primeiro grande evento da Educorp do qual participava desde que a AFPU se transformou em escola. “Muitas vezes não temos a real dimensão das coisas: a Educorp é sem dúvida a maior escola dentro da Unicamp, porque nenhuma outra faculdade ou instituto tem oito mil alunos. Para dar conta dessa ambiciosa ideia, os programas precisam ser grandiosos e as mais de mil vagas na trilha de Fundamentos Administrativos mostram isso, sendo que a Escola propicia vários outros programas aos funcionários. O parâmetro mais significativo é que todos tenham a oportunidade de frequentar pelo menos um dos cursos por ano. Não erro ao dizer que os funcionários são privilegiados por ganhar mais conhecimento enquanto trabalham e por poderem trabalhar numa Universidade como a nossa.” 

O professor Alvaro Crósta, coordenador geral da Unicamp, saudou o lançamento do Programa de Desenvolvimento de Liderança, lembrando que líderes não nascem líderes. “Líderes se formam e é nesse sentido que queremos investir. Temos visto gestores reclamando do momento econômico, da queda de receita, mas são esses os momentos para investir na formação de pessoas e conseguir superar os desafios colocados pela em época de economia em baixa.” Já o professor Luís Alberto Magna, pró-reitor de Graduação, levou seu testemunho do interesse despertado pelos programas da Educorp, enfatizando a proposta de que todas as unidades da Unicamp sejam contempladas. “O grande interesse pelos programas revela a qualidade do trabalho desenvolvido pela Educorp, Cecom, DGRH e GGBS – conhecidos como G-4 – e a pertinência dos temas, ligados diretamente à nossa atividade do dia a dia.” 

Antes de ministrar a aula magna, Joel Dutra, professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, adiantou que exporia os desafios atuais para a liderança principalmente na gestão pública, trazendo alguns conceitos em termos de desenvolvimento da pessoa e a questão da carreira como técnico que depois se tornar um gestor e líder dentro da organização. “A universidade possui peculiaridades, como a de dois conjuntos de profissionais com papéis muito distintos: os docentes e os técnicos administrativos. O docente, quando assume uma posição de gestão, se mantém com a identidade de docente – ele ‘está’ gestor; enquanto que o técnico administrativo, ao assumir esta posição de gestor, está mudando de carreira, de posição, e a tendência é de que permaneça nessa trajetória.”