Unicamp recebe visitas da França e EUA

19/04/2016 - 08:26

Unicamp apresenta parcerias consolidadas com a França

Comitiva francesa discute desenvolvimento científico na região de Campinas

Comitiva americana em visita à Unicamp

Por meio da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), a Unicamp recebeu na semana passada duas delegações estrangeiras. Na manhã de quarta-feira (13), franceses, participantes de um ciclo de formação com estudos no Brasil, organizada pelo consulado francês e liderada pela Institut des Hautes Études Pour La Science Et La Technologie (IHEST), visitou o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Localizado em Campinas, o CNPEM é uma organização social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial, sendo um deles o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) onde opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e onde está sendo construído o Sirius, novo acelerador brasileiro, de quarta geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos.

A delegação francesa possui interesse pelo desenvolvimento científico da região de Campinas, por isso dialogou com a Unicamp sobre a universidade, as estratégias de valorização e transferência de tecnologia e as parcerias já firmadas entre a universidade e a França. Além de assistir às apresentações com representantes do Technopark, da Secretaria municipal do desenvolvimento econômico e social da Prefeitura de Campinas e do Instituto Agronômico de Campinas. Segundo o professor Luis Cortez, vice-reitor de Relações Internacionais, não foi discutida a possibilidade de novas parcerias de colaboração com a Unicamp, mas a visita foi importante para consolidar o relacionamento estabelecido com os franceses em parcerias já existentes.

No mesmo dia (13), ainda no período da tarde, a Unicamp recebeu também a visita da delegação da University of Northerm Iowa.  O diálogo inicial discutiu a possibilidade de parceria para cooperação entre Unicamp e a universidade americana. Também foram apresentadas possibilidades do oferecimento de cursos intensivos para aprimoramento de educadores do ensino da língua inglesa e na área da educação física pelo CIEP-Univ. Northern Iowa.

Segundo o professor Celso Morooka, assessor Vreri e professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), que recebeu a delegação americana, esse é apenas um contato inicial para estudar possíveis parcerias, sendo assim, poderá ser sucedido por contatos específicos com as áreas de ensino de línguas da Unicamp. A expectativa é que os projetos da parceria se consolidem e favoreçam o aprimoramento de docentes no ensino da língua inglesa, através de programas intensivos na língua e de imersão cultural.