Ex-alunos do Cotuca participam de

20/04/2016 - 07:00

A professora Andréia com os alunos Laura e Rafael

Alunos recebem prêmio em feira do Instituto 3M

Os ex-alunos Rafael Eiki Matheus Imamura, 19, e Laura Rubia Paixão Boscolo, 18, desenvolveram, em seu trabalho de conclusão do curso técnico em informática do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), o projeto Yarner, um aplicativo interativo em que o usuário pode criar e montar histórias, concebendo seu próprio livro digital. Com o projeto, os alunos participaram de feiras pelo Brasil e se classificaram para a maior feira internacional pré-universitaria, a Intel-Isef, que ocorre em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos. Depois de terminarem o curso, ambos realizaram o estágio obrigatório. Hoje, Rafael está no segundo ano do curso de Ciência da Computação na Unicamp enquanto Laura cursa o primeiro ano de Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O projeto foi orientado por Andréia Cristina de Souza, professora do departamento de processamento de dados, e Cristiane Maria Megid, professora de português e doutora em lingüística aplicada. A ideia foi criar um aplicativo que possa ser usado em escolas, para maior interação e participação dos alunos em sala de aula.

O Yarner já foi aplicado na Escola Estadual Gustavo Marcontes, para alunos do 6º ano e teve grande aceitação por parte deles. Foram realizados questionários antes e depois da execução do aplicativo, e os alunos, que antes achavam que ia ser chato trabalhar com o programa, mostraram grande aceitação e interesse.

A feira ocorre entre os dias 8 e 13 de maio, tendo concorrentes do mundo todo. No ano passado, para se ter uma idéia, foram 2700 projetos que competiram na feira. Para Rafael, o importante é ter tido a oportunidade, trocar experiência e melhorar o network. “Estamos torcendo pelos projetos brasileiros, não apenas pelo nosso”, completa Laura. Além do Yarner, mais 21 projetos brasileiros serão expostos na feira.

Yarner recebeu esse nome, pois, segundo Rafael e Laura, um nome em inglês teria mais visibilidade. Além disso, ele tem um significado duplo, em tradução livre: fio condutor ou narrativa, que para Laura e Rafael é exatamente o intuito do aplicativo.

O caminho até a a feira de Phoenix foi longo, com participações em varias feiras no aqui no Brasil. Seguem algumas:

Setembro de 2014

• 1º colocado na IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos organizado pelo Colégio Técnico de Campinas / Unicamp na categoria Protótipo.

Novembro de 2015

• 1º lugar em Ciências Exatas e da Terra na III Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M;

Janeiro de 2016

• Menção honrosa Unesco para projetos de Ciências, Educação e Tecnologia;