(EA)² oferece segunda edição de
curso para blogueiros de ciência

07/04/2016 - 15:46

O Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), promoverá nos próximos dias 3 e 4 de maio, das 9h às 17h, a segunda edição do curso voltado a docentes, pesquisadores e doutorandos da Unicamp interessados em participar da Rede de Blogs de Divulgação Científica da Universidade. A iniciativa é promovida em cooperação com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).

De acordo com o coordenador do (EA)², professor Sérgio Leite, a formação da segunda turma é resultado do sucesso da primeira edição do curso, que contou com cerca de 20 participantes. O objetivo da iniciativa, afirma, é oferecer treinamento qualificado aos futuros blogueiros. “Queremos proporcionar os instrumentos necessários para que os futuros integrantes da rede possam se comunicar da melhor maneira com a sociedade”, pontua.

A coordenadora de Projetos do (EA)², professora Beatriz Jansen, destaca que uma das novidades a serem apresentadas nesta edição é o regulamento que rege o funcionamento da rede. O documento estabelece normas e procedimentos para os blogueiros. “Nós sempre deixamos claro que a responsabilidade pelo conteúdo divulgado é exclusivamente do autor. Além disso, há outras regras a serem seguidas. Por exemplo: para fazer parte da rede, é necessário que o interessado faça o curso que o (EA)² oferece”, explica.

Segundo Beatriz Jansen, desde a primeira edição do curso diversos blogs já entraram no ar e seguem promovendo a divulgação da ciência, nas mais diferentes áreas do conhecimento. Neles, são abordados temas como inteligência artificial, aceleradores de partículas, o futuro do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e o uso de tecnologias na educação, entre outros.

Tanto Sérgio Leite quanto Beatriz Jansen ressaltam que a Rede de Blogs de Divulgação Científica da Unicamp é uma iniciativa inédita entre as universidades estaduais paulistas. “A Universidade entende que esta é uma importante forma de diálogo entre a academia e a sociedade. Em boa medida, também é uma forma de prestar contas à população sobre as pesquisas desenvolvidas na instituição e que são financiadas com recursos públicos”, entende o docente.

Os interessados em participar do curso oferecido pelo (EA)² devem fazer a inscrição no site do órgão, neste link. Neste endereço também será possível ter acesso aos blogs que já estão no ar. As aulas ocorrerão no próprio (EA)², que fica localizado no Ciclo Básico I.