Belik discute política pública
e segurança alimentar

06/04/2016 - 15:20

O docente Walter Belik

O docente Walter Belik, do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, profere uma palestra no próximo sábado (9) sobre o tema das Políticas Públicas e Segurança Alimentar e Nutricional. A conferência faz parte da série Colóquios Unicamp Ano 50 - de professor para professor, realizada por ocasião das comemorações dos 50 anos da Unicamp. O evento acontece no Centro de Convenções da Universidade, das 8h30 às 13h00. 

“Vou discutir o conceito de segurança alimentar e nutricional. No passado, o termo 'fome' era muito utilizado. Atualmente estamos trabalhando o tema da fome de modo multidimensional porque não há apenas um determinante, que é a falta de comida, por exemplo. Este problema envolve uma série de outras questões econômicas, sociais e institucionais. Depois de falar um pouco sobre este conceito eu procuro mostrar como que ele foi evoluindo até ser incorporado na forma de direito. Em 2010, por exemplo, a constituição brasileira incorporou a ideia do direito humano à alimentação”, antecipou Walter Belik, sobre a palestra. 

O docente da Unicamp é um dos principais especialistas do tema. Atuou como membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), vinculado ao governo federal; e como coordenador do Projeto Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome, apoiado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês). Belik também coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Universidade.

“Eu também vou discutir como que se desenham as políticas públicas para atender a segurança alimentar e nutricional prevista na constituição brasileira. Outro ponto que abordarei envolve as perdas e o desperdício de alimentos”, revelou o professor da Unicamp. 

De acordo com ele, as políticas públicas no país necessitam, agora, de um olhar mais atento sobre a questão do desperdício na cadeia alimentar como um todo. “Em 2015 os países membros das Nações Unidas aprovaram os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, que devem ser cumpridos até 2030. Estão contemplados, o direito à alimentação; a erradicação da fome e da pobreza extrema; e a questão da sustentabilidade, de modo a garantir a redução nos gases de efeito estufa, proteção da água, etc. E tudo isso passa pela questão de trabalhar melhor as perdas de desperdício na cadeia alimentar como um todo. Ao fazer isso, os governos trabalham a questão da fome, garantem melhor renda aos agricultores, reduzindo a pobreza rural, e atuam de modo a reduzir o impacto no meio ambiente”.  

A entrada do evento é gratuita. Inscrições podem ser feitas pelo site Unicamp ano 50 ou no dia do evento. O Centro de Convenções está localizado na rua Elis Regina, 131 - Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas (SP). Mais informações: no site www.50anos.unicamp.br/eventos

Veja os próximos encontros programados:

14 de maio, sábado
das 8h30 às 13 h
Política agrária e agricultura familiar brasileira
Sônia Maria Pessoa Pereira Bergamasco
Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) 

18 de junho, sábado 
8h30 às 13h 
Vírus e bactérias: surpresas no nosso cotidiano 
Palestrante: Professora Maria Silvia Viccari Gatti 
Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes · Instituto de Biologia · IB 

13 de agosto, sábado 
8h30 às 13h 
A água na cidade saudável, salubre e sustentável 
Palestrante: Professora Emilia Wanda Rutkowski 
Departamento de Saneamentto e Ambientes · Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo · FEC 

17 de setembro, sábado 
8h30 às 13h 
Uma avaliação crítica sobre as origens do Brasil 
Palestrante: Professora Maria Stella Martins Bresciani 
Departamento de História · Instituto de Filosofia e Ciências Humanas · IFCH 

1 de outubro, sábado 
8h30 às 13h 
Universidade e Sociedade 
Palestrante: Professor Alvaro Penteado Crósta 
Departamento de Geologia e Recursos Naturais · Instituto de Geociências (IG)