Mostra trará contribuições
da Unicamp à sociedade

21/03/2016 - 13:38

Como parte das comemorações pelo seu cinquentenário, a Unicamp promoverá no período de 11 a 19 de setembro a Mostra Unicamp 50 anos – Ciência, Arte, Tecnologia e Inovação. O objetivo da iniciativa é apresentar à comunidade interna e à sociedade em geral a evolução do conhecimento gerado pela Universidade e a sua incorporação ao cotidiano da população. “Além de expormos as contribuições já dadas, nós também faremos uma reflexão sobre o futuro das atividades da Unicamp ao longo dos próximos 50 anos”, adianta o professor Fernando Coelho, coordenador da Comissão Executiva da Mostra e assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

O docente destaca que a principal missão da Universidade é a formação de recursos humanos qualificados. Para cumprir essa tarefa, porém, a Unicamp precisa gerar conhecimento novo. Parte desse conhecimento, segundo Coelho, tem sido revertida ao longo dos anos em benefício da sociedade, traduzida no desenvolvimento de novas tecnologias e na formulação de políticas públicas, para ficar em somente dois exemplos. “A Mostra tem o objetivo de apresentar aos visitantes várias dessas contribuições”, afirma.

De acordo com Coelho, nem sempre a pessoa que está em casa assistindo à TV a cabo sabe que a fibra óptica que permite que a imagem e o som cheguem com alta qualidade ao seu receptor foi desenvolvida pela primeira vez no Brasil, no início dos anos 1970, no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). “Este e outros exemplos de sucesso serão contados por meio da exposição de equipamentos, experimentos, filmes, miniconferências e apresentações artísticas e musicais”, informa o assessor da PRP.

Coelho explica que o conteúdo da exposição está sendo definido por uma Comissão Organizadora Geral, constituída por representantes de todas as faculdades, institutos e centros e núcleos de pesquisa. Cada um deles contará com um estande, que trará as informações aos visitantes. “A Mostra ocupará o Ginásio e estará integrada a um segundo espaço, instalado no estacionamento ao lado. Neste, haverá espaço de exposição para as empresas ‘filhas’ da Unicamp e empresas associadas da Universidade. Ao todo, serão perto de 2.800 m2 de área”, calcula.

A ideia, continua o docente, é que monitores, pesquisadores e docentes fiquem à disposição para orientar o público sobre o percurso e também a respeito do conteúdo exposto. “Brevemente, nós daremos início a uma ação de divulgação com o propósito de convidar tanto a comunidade interna quanto a população em geral para participarem da Mostra. Estamos avaliando a possibilidade de espalharmos banners pelos campi da Universidade e também de fixarmos cartazes nos ônibus urbanos de Campinas”.

Um dado importante, pontua o assessor da PRP, é que a mostra também poderá ser visitada pelos estudantes que participarão do programa Unicamp de Portas Abertas (UPA). A Mostra Unicamp 50 anos – Ciência, Arte, Tecnologia e Inovação integra o conjunto de ações que está sendo executado pela Unicamp para marcar os seus 50 anos, a serem completados em 5 de outubro. A programação completa das atividades pode ser conferida no site Unicamp Ano 50.