Plano para implantação da educação
bilíngue para surdos é lançado em e-book

16/03/2016 - 15:39

O livro intitulado Plano Nacional de Educação e as Políticas Locais para a Implantação da Educação Bilíngue para Surdos agora está disponível em e-book. A obra resulta do IV Setembro Azul, evento seriado que é promovido na Unicamp pela comunidade surda e com apoio de alguns ouvintes. Foi encabeçado pelas professoras Heloísa Andreia de Matos Lins, Regina Maria de Souza e Lilian Cristiane Ribeiro Nascimento, com editoria técnica de Gildenir Carolino Santos. Leia o livro

O tema foi motivo de debate recente, em setembro de 2015, na Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp) para um diálogo sobre a cultura surda e seus reflexos na educação de surdos e especialmente sobre as experiências nacionais de educação bilíngue. 

No prefácio, escrito por Alexandre Filordi de Carvalho, docente da Unifesp e ex-aluno da Unicamp, ele diz que o livro testemunha a luta dos sujeitos surdos para saírem das grades dos calabouços dos sentidos e dos conectores da verdade a que foram lançados. Seu discurso prossegue enfatizando que as experiências históricas lhes reservaram o espaço da invisibilidade, da marginalização regrada ou de visibilidade controlada dos surdos. “Aqui a língua surda não fala, grita contra os estertores das relações de poder a alijar as diferenças e as singularidades do sujeitos Surdos”, salientou. Carvalho ainda mencionou que experiências como as da Unicamp, do Setembro Azul, das escolas bilíngues, de militâncias na composição de Planos de Educação Bilíngue já vão angariando espaços em defesa de escolas bilíngues e de uma educação bilíngue de surdos. 

A professora Heloisa Matos, da Faculdade de Educação (FE), lembrou que esse e-book é resultado de um trabalho conjunto e de uma luta histórica pelos direitos civis do povo surdo.  


Setembro
A data de 10 de setembro representa o Dia Internacional das Línguas de Sinais. A homenagem foi instituída pela Federação Mundial de Surdos (WDF) em referência ao período entre 6 e 11 de setembro de 1880, quando, durante o Congresso de Milão, foi proibido o uso das línguas de sinais na educação de surdos. No Brasil, o dia 26 de setembro é reconhecido como o Dia Nacional dos Surdos desde 2008, após decreto presidencial (Lei n. 11.796). A data retoma a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1857.