Livro de ex-alunos do Labjor discute a
importância da ocupação dos espaços públicos

03/03/2016 - 15:57

Reprodução da capa da obra

Os olhares de quatro jornalistas e um biólogo sobre a cidade, relatados no Blog Vi(ver) n_a cidade, são apresentados, agora, no livro homônimo (impresso e e-book) que acaba de ser lançado pela editora Perse.

O blog, cujas postagens integraram a publicação, é resultado do trabalho final da disciplina Multimeios do curso de pós-graduação lato sensu em jornalismo científico do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor) da Unicamp. A disciplina Multimeios foi ministrada no primeiro semestre de 2014 pelos professores Susana Dias e Paulo César Telles.

Descobrindo novas formas de divulgar ciência e arte, os autores Fernanda Domiciano, Janaína Quitério, Juliana Passos, Kátia Kishi e Valdir Lamim-Guedes lançaram postagens diárias sobre pichação, grafite, teatro de rua, música e intervenções em grandes eventos, como o carnaval e a copa do mundo. Usando fotos, vídeos e textos, o objetivo, segundo os autores, foi discutir a importância da ocupação dos espaços públicos e suas implicações na sociedade atual.

O linguista Alexandre Marcelo Bueno, pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), escreve na apresentação da obra que as ruas brasileiras, “amplamente reconhecidas como um mero espaço de passagem, refletem, de alguma forma, a pobreza com o qual vivenciamos o espaço público, em oposição direta ao que observamos e experimentamos em outros países.” De acordo com ele, o livro faz parte de um “movimento de resistência a um modelo privado do espaço público”. Vi(ver) n_a cidade pode ser baixado gratuitamente no formato PDF no site da editora.