Seminário marca início do Programa

Professor Celso Morooka, da FEM

Professor Toru Sato, da Universidade de Tóquio

Estéfane Forte, aluna do Programa Colaborativo

Alunos e comitiva japonesa durante evento

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp realizou, na terça (1), um seminário de abertura do Programa Colaborativo de Educação Brazil-Japão,na área de Engenharia Marítima e Arquitetura Naval. O Programa Colaborativo, apoiado pelo governo japonês, é destinado a alunos brasileiros e japoneses de pós-graduação de aplicações na produção de petróleo em águas profundas e ultra-profundas, engenharia de recursos marítimos, energia e engenharia ambiental. De acordo com o professor da FEM, Celso Mooroka, a parceria possibilita complementar os conhecimentos e tecnologia nos cursos de pós-graduação da Unicamp.

O seminário marcou o início das aulas que serão lecionadas por quatro universidades do Japão (U. Tokyo, Yokohama National U., U. Kyushu, Nihon U.) e cinco do Brasil (Unicamp, USP, UFRJ, UFSC, UFPE), simultaneamente para alunos brasileiros e japoneses que poderão interagir com os professores em tempo real através da internet.

Para o professor da Universidade de Tokyo, Toru Sato, embora o Japão tenha estudos avançados em engenharia marítima e arquitetura naval, há muito para aprender com as universidades brasileiras. Mesmo no início das aulas, os alunos têm apresentado boas expectativas em relação ao programa. Segundo Estéfane Forte Brogna, aluna de mestrado em Engenharia de Petróleo na Unicamp, “esse intercâmbio é a oportunidade de ampliar o conhecimento com universidades que se destacam em sistemas submarinos de produção. Com certeza esse é um programa que só tem a crescer na Unicamp”, afirmou.