Professoras da Dedic Unicamp começam
especialização na Faculdade de Educação

26/02/2016 - 07:13

Abertura do curso de especialização

Abertura do curso de especialização "Educação de Crianças e Pedagogia da Infância"

Abertura do curso de especialização

Reitor Tadeu Jorge

Alvaro Crósta, coordenador-geral

Gláucia Pastore, pró-reitora de Pesquisa

Luís Alberto Magna, pró-reitor de Guraduação

João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários

Luiz Carlos de Freitas, diretor da Faculdade de Educação

Adriana Missae Momma-Bardela, coordenadora do curso

Participantes do curso

Zilda de Oliveira Farias

Maria Aparecida Quina de Souza, coordenadora da DGRH

Eliana Ayoub

Christianne Caldas Torinho, diretora do Dedic

Apresentação circense

Uma iniciativa inédita de parceria entre a Faculdade de Educação (FE) e a Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic) Unicamp está garantindo a realização de um curso de especialização, modalidade extensão, com o tema "Educação de Crianças e Pedagogia da Infância" inicialmente para 40 professoras do sistema de educação da universidade. A aula inaugural, bem como a solenidade de abertura, foi na tarde desta quinta-feira, 25, no auditório da FE.

Participam do curso professoras do Centro de Convivência Infantil (CECI), da Creche da Área da Saúde (CAS) e do Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (Prodecad). O reitor José Tadeu Jorge, presente à cerimônia, destacou que a realização do curso é a continuidade de um processo iniciado em sua gestão, que interrompeu uma operação de desmonte da educação infantil que vinha em curso na Unicamp.

Tadeu Jorge citou ações para a valorização da Dedic como a recomposição do quadro de professoras e o processo de credenciamento das creches da universidade. A especialização, durante o período de trabalho, atende inclusive, de acordo com o reitor, à exigência de implementação de um terço da jornada de trabalho para a formação e o planejamento do professor. O reitor ainda enfatizou que o sistema de educação infantil da Unicamp deve servir como modelo para as gestões públicas."Estamos fazendo isso pelas nossas crianças, pela qualificação do trabalho com as nossas crianças", disse.

Sob a coordenação da professora Adriana Momma, da FE, o curso terá 405 horas, subdivididas em cinco eixos: fundamentos da educação com crianças, gestão e pesquisa, cotidiano e ação pedagógica, educação e diferença, seminário de pesquisa. A elaboração da proposta do curso foi resultado das discussões de um grupo de trabalho, com a paticipação de docentes de várias unidades da Unicamp. As discussões se deram na Comissão Permanente de Formação de Professopres (CPFP), ligada à Pró-reitoria de Graduação (PRG). Serão 23 docentes, 20 deles da própria Unicamp, dois da Prefeitura Municipal de Campinas e um da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

A professora da Dedic, Zilda de Oliveira Farias, ressaltou a conquista histórica para a educação infantil da universidade. "A qualidade da educação começa nas creches", afirmou. A diretora geral da Dedic, Cristiane Tourinho, comemorou: "a universidade está nos dando tudo e as crianças agradecem. Nós precisamos estudar cada vez mais para entender a criança que está chegando para nós".
O coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Crósta, também exaltou a importância das creches públicas. "Vamos cuidar neste curso de aspectos importantes na educação infantil que são negligenciados. Vamos dar o exemplo que vai repercutir em todo o sistema público".

Também participaram da cerimônia os pró-reitores de Graduação, Luis Alberto Magna; de Extensão, João Frederico da Costa Azevedo Meyer; de Pesquisa, professora Gláucia Pastore; a vice-presidente da CPFP Eliana Ayoub; o diretor da FE, Luiz Carlos de Freitas, e Maria Aparecida Quina de Souza, coordenadora da DGRH. A professora Ana Lúcia Goulart de Faria, da FE, enviou um vídeo de boas-vindas. No intervalo entre a aula inaugural com o professor Luiz Carlos de Freitas e a cerimônia de abertura do curso houve uma apresentação circense.