Campus Tranquilo para a calourada

26/02/2016 - 12:00

Ingressantes terão informações detalhadas na recepção

Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, os alunos ingressantes na Unicamp em 2016 terão uma agradável recepção preparada por equipes do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e do programa Campus Tranquilo – Universidade Viva, tanto no campus de Barão de Geraldo como em Limeira e Piracicaba, e ainda no Cotuca (Colégio Técnico de Campinas). A ideia é oferecer aos calouros todas as informações e ferramentas disponíveis para que tomem ciência de todos os serviços, oportunidades e atrações que a Unicamp oferece, facilitando sua rápida integração à comunidade universitária. Em Campinas, a recepção estará montada no saguão do Prédio do Ciclo Básico 2 (PB-2), das 9h às 19h. 

“O Campus Tranquilo é um programa construído por muitos parceiros dentro da Unicamp e uma das estratégias é a comunicação, facilitando a interação da administração com a comunidade acadêmica”, afirma José Reinaldo Braga, assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU). “Esta recepção aos calouros é uma demanda apresentada pelo SBU, cujo pessoal decidiu sair de dentro das bibliotecas para divulgar seu trabalho. E aproveitamos o evento para informar aos calouros sobre aplicativos para celular desenvolvidos pelo Centro de Computação (CCUEC) que serão muito úteis, como o ‘Unicamp Serviços’ e o ‘Botão do Pânico’, sendo que este ano estamos lançando o ‘Unicamp Bibliotecas’ e o ‘Primeiras Impressões’.” 

Regiane Alcântara Bracchi, que coordena o sistema envolvendo as 29 bibliotecas da Unicamp mais o Arquivo Edgard Leuenroth, insiste que o evento serve para mostrar aos ingressantes que o campus oferece um mundo de possibilidades. “Nossa equipe é formada por cerca de 60 pessoas que foram devidamente treinadas para informar não apenas sobre os aplicativos à disposição do aluno, mas também sobre o que acontece no interior das bibliotecas, sobre as atividades culturais e tantas outras além da sala de aula. A proposta é informar os calouros para que se sintam integrados e possam usufruir de tudo isso.” 

Uma informação básica é sobre o acesso à rede wi-fi através da Eduroam (Education Roaming), um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa, possível de ser acessado também quando o usuário visita instituições parceiras no Brasil e no exterior. “Uma das frentes do Campus Tranquilo é a cobertura da rede sem fio, que já contempla 75% do campus”, informa Rubens Queiroz de Almeida, coordenador adjunto da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). “Em janeiro trocamos praticamente todos os aparelhos, dobrando o raio de alcance de 50 para 100 metros. A segunda etapa é a instalação de pontos em áreas ainda sem a devida infraestrutura, para onde precisamos levar as fibras ópticas.” 

Um aplicativo igualmente básico a ser baixado pelos novos alunos é o “Unicamp Serviços”, onde se encontram informações relacionadas ao dia a dia no campus, como o cardápio nos restaurantes da Universidade, linhas e horários de ônibus, mapas com indicação de percursos; e de serviços importantes como de escolta noturna, oferecido pela Vigilância, e o Vidas (Veículo Interno de Atendimento em Saúde) para resgate e atendimento a urgências e emergências. “Nos dois dias de recepção ao calouro em 2015, registramos 1.670 downloads do ‘Unicamp Serviços’”, lembra Regiane Bracchi, acrescentando que este evento do SBU e do Campus Tranquilo foi premiado entre os três melhores projetos apresentados no Encontro de Bibliotecas, Editores Científicos e Base de Dados, no México. 

Maria Helena Segnorelli, diretora de Difusão de Informação da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) e uma das coordenadoras da recepção aos calouros, explica que o aplicativo lançado este ano, “Unicamp Bibliotecas”, também traz algumas opções do “Unicamp Serviços”, mas agregando outras. “Através dele, o aluno tem a possibilidade de pesquisa avançada, informativos sobre as bibliotecas, contatos, horários; também é possível disparar e-mails, reservar livros, renovar empréstimos e, além disso, acessar um chat onde bibliotecárias estarão à disposição em tempo real, durante o expediente das 7h30 às 22h45.” 

Outro aplicativo novo desenvolvido pelo CCUEC, “Primeiras Impressões”, é visto por Fábio Rodrigo Pinheiro da Silva, responsável pelo Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), como outra ferramenta importante de interação com os alunos. “O aplicativo foi criado para que o calouro, chegando ao campus sem conhecer sua estrutura, possa registrar suas impressões, como em relação a sinalização, horários de ônibus, condições das praças, situações de insegurança, etc. Além disso, colocamos a página do Campus Tranquilo no Facebook, para que funcione igualmente como um repositório de informações cotidianas sobre o campus, pois recebemos muitas demandas sobre problemas que desconhecíamos.” 

Quanto ao chamado “Botão do Pânico”, Rubens Queiroz acha relevante esclarecer que ele não serve somente para situações de “vida ou morte”, sendo possível acioná-lo, por exemplo, para atendimento médico, ou seja, sempre que a pessoa se sentir em condições de vulnerabilidade. De qualquer forma, a equipe de recepção aos calouros estará distribuindo folders e filipetas com as informações sobre rede sem fio, aplicativos, atrações culturais e dicas de autoproteção, além de brindes.