Calouros fazem suas

Matrícula na FEA

Matrícula no IB

Iago Félix aprovado em biologia

As palavras-chaves no campus de Campinas nesta quinta-feira (18) foram "matrícula" e "integração" para os novos alunos que foram aprovados no Vestibular Unicamp 2016 em primeira chamada e segunda chamada. Nas primeiras horas do dia já se notava um grande contingente de jovens alunos sendo conduzidos pelos veteranos e outros pelos pais até as unidades onde fariam suas matrículas. Festa de encher os olhos, na paisagem do campus povoado.

No Instituto de Biologia (IB), uma das unidades mais tradicionais da Universidade, os alunos foram acolhidos com manifestações de aprovação e de incentivo por uma verdadeira corrente humana. Iago Félix, 19 anos, foi aprovado no IB em uma das 45 vagas do curso deste ano. Ele é de Indaiatuba, e já trabalha em Campinas há mais de um ano, em uma empresa na qual atua na área de desenvolvimento de produtos eletrônicos. A ideia é residir nas imediações de Barão Geraldo. “Quero ser biólogo e me dedicar ao ensino universitário. Creio que aqui poderei conseguir uma boa formação, pois o IB da Unicamp é o melhor curso do Brasil”, salientou assim que terminou de cumprir as formalidades da matrícula.

O estudante foi acolhido pelos veteranos. Eles explicaram ao jovem como será a Semana do Calouro e para que serve. “Acompanhamos os novos alunos nesta etapa da matrícula e os apresentamos às dependências do IB e à comunidade. Demos as boas-vindas", contou. A Semana do Calouro começa no dia 26 deste mês e deve se estender até o início de março, com atividades específicas para os ingressantes, apresentações culturais e principalmente a busca de integração entre os 'velhos' e os 'novos' alunos”, comentou Bruno Gaia, estudante do terceiro ano de biologia noturno.

Na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), a poucos metros do IB, a festa já era grande. Logo na chegada, os alunos recebiam do pessoal da empresa-júnior Gepea (Grupo de Estudos e Projetos em Engenharia de Alimentos) uma pasta contendo informações sobre como é o processo para integrar a empresa-júnior desde o primeiro ano. Alunos novos e os pais tiravam fotografias para registrar o ingresso na faculdade. Todos posavam com placas com os seguintes dizeres: tá tranquilo; tá favorável; orgulho do papai; cursinho de novo??? ERRROOOU; mãe: tô na Unicamp; agora tô tranquilo, tô favorável e tô na FEA/Unicamp. O mascote da Liga das Engenharias foi pessoalmente recepcionar os calouros. Fez uma rápida aparição e tirou fotos com os interessados.

Concentrado, Gabriel Augusto Campos Mendes, 18 anos, denotava preocupação antes de fazer a matrícula. Saiu cedo de Campo Limpo, para não correr o risco de perder o direito a uma vaga na FEA. Ainda soma algumas dúvidas, principalmente em relação a transporte e à moradia. Mas o que ele disse que de fato tem certeza é que a Unicamp é a melhor faculdade de engenharia de alimentos que ele poderia cursar. "Fui aprovado em outras três universidades (USP, UFSC e UFLA) e acabei escolhendo a Unicamp, porque é mais perto de casa, mas também porque era a instituição com a qual eu sonhava."

Seus pais, José Rodrigues e Regina Maria Campos, ainda estavam visivelmente emocionados ao falar sobre a aprovação do filho e orgulhosos porque Gabriel foi muito focado e mereceu esse bom resultado. "Acordava estudando e assim permanecia até dormir. Para ele, não houve viagens, festinhas e passeios”, informou a mãe, que é cabeleireira. O pai, metalúrgico, afirmou que o filho estudou em escola pública no ensino médio e que sempre soube que a sua hora iria chegar na Unicamp. “E chegou”, comemorou. Gabriel revelou que em 2014 visitou o evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) e que gostou muito. Fez cursinho e aos poucos chegou à compreensão de que queria mesmo era estudar engenharia de alimentos.

A FEA ofertou neste ano 115 vagas, sendo 35 no período noturno e 80 no diurno. Segundo Marcelo Luís da Silva, da secretaria de graduação da faculdade, os alunos entregaram os documentos requeridos, os quais foram conferidos e serão encaminhados à Diretoria Acadêmica (DAC). No dia 26, haverá confirmação de matrícula. As aulas em todos os campi começam no próximo dia 29. Conforme a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), neste ano a Universidade ofereceu 3.300 vagas em 70 cursos de graduação.