Ciência & Arte termina
com gosto de 'quero mais'

05/02/2016 - 15:56

Durante o mês de janeiro, 212 estudantes de ensino médio de escolas públicas da região de Campinas trocaram as atividades próprias das férias por palestras, oficinas e experimentos em laboratório. Eles participaram da 14ª edição do Ciência & Arte nas Férias (CAF), programa realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp. No final da tarde desta sexta-feira (5), eles estiveram reunidos no Centro de Convenções da Universidade para acompanhar a cerimônia de encerramento do projeto. Pela alegria que demonstraram, ficou claro que valeu a pena terem substituído a diversão pelo aprendizado.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, professora Gláucia Pastore, a avaliação do CAF por parte da Unicamp foi muito positiva. “Nós percebemos claramente a disposição e interesse dos estudantes, bem como o comprometimento dos professores e pesquisadores da Universidade. O Ciência & Arte nas Férias é um programa de extremo sucesso. Tanto é assim que a demanda pela participação vem crescendo ano a ano. Para 2017, pretendemos ampliar o número de vagas em pelo menos 20% para dar conta de parte dessa procura”, adiantou.

Durante a cerimônia de encerramento, o reitor em exercício da Unicamp, professor Alvaro Crósta, lembrou que o CAF tem entre os seus objetivos despertar talentos e vocações e também desmistificar a ideia de que a Universidade é para poucos. “A Unicamp é para quem se empenha. Ou seja, ela é possível para todos vocês. No futuro, queremos tê-los como nossos alunos e, quiçá, como nossos docentes”, declarou.

Na mesma linha, o professor Douglas Galvão, assessor da PRP e um dos organizadores do CAF, desejou que os participantes do programa considerem a Unicamp como uma opção e carreira. “Vocês são o futuro do Brasil, e o futuro do nosso país passa necessariamente pela universidade”, considerou. Rachel Meneguello, pró-reitora de Pós-Graduação, não somente manifestou o anseio de que os “cafianos” façam graduação na Unicamp, mas também a pós-graduação. “Através do conhecimento, vocês poderão transformar suas vidas e também o país”, destacou.

Ney Carrasco, secretário de Cultura de Campinas e também professor da Unicamp, disse aos estudantes que a experiência vivida na Universidade merece ser levada para a vida deles e compartilhada com os colegas de escola. “Vejam a universidade como um espaço de aprendizado, de vivência e também de transformação”, conclamou. Também participaram da cerimônia de encerramento do CAF representantes da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e das Delegacias Regionais de Ensino.