Prorrogadas inscrições de
receitas para livro dos 50 anos

29/01/2016 - 14:19

Livro Unicamp 50 anos

Os integrantes da comunidade universitária (estudantes, funcionários e professores) terão mais tempo para oferecer suas receitas de família para o livro de culinária que a Unicamp vai editar como parte das comemorações pelos seus 50 anos, a serem completados no próximo mês de outubro. Atendendo a diversos pedidos, a Comissão Organizadora da publicação decidiu prorrogar o prazo para cadastramento das preparações para 29 de fevereiro. “Embora tenhamos recebido muitas receitas, decidimos estender o prazo porque grande número de pessoas estava em férias em janeiro”, explica Edison Lins, coordenador geral do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), financiador do projeto.

A organização do livro está a cargo do jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, funcionário da Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom). De acordo com ele, qualquer estudante, servidor técnico-administrativo ou docente (em atividade ou aposentado) poderá ceder uma receita para participar do livro. Uma comissão formada por representantes de diferentes unidades e órgãos da Unicamp fará a seleção dos 50 pratos que serão efetivamente publicados. “O fundamental é que sejam receitas de família; aquelas que são transmitidas de uma geração para a outra. Quanto mais tradicional, melhor”, observa.

Alves Filho adianta que há muitas receitas interessantes entre as que já foram cadastradas. “Existe uma diversidade grande de pratos, sendo que a maioria deles se encaixa perfeitamente na proposta do livro, que é revelar memórias e afetos”, diz. Para oferecer a sua receita, o interessado deverá preencher  um formulário específico na página do GGBS. Nele, o interessado publicará sua foto e registrará seu nome completo, unidade ou órgão, telefone e e-mail de contato e, obviamente, a receita contendo ingredientes e modo de preparo.

Um cuidado importante, ressalta Alves Filho, é que o cedente padronize as medidas, utilizando como referência, por exemplo, xícara de chá ou colher de sopa. “Queremos que os leitores compreendam bem todos os detalhes, para que possam reproduzir os pratos com perfeição”, enfatiza. De acordo com a jornalista Maria Alice Cruz Paula, integrante da Comissão Organizadora do livro e funcionária do GGBS, junto a cada receita será publicado um breve perfil do cedente, destacando a sua trajetória na Universidade. “Além disso, cada pessoa que tiver a receita publicada terá direito a um exemplar, como forma de agradecimento pela contribuição”, adianta.

O coordenador do GGBS destaca que o livro de receitas fará parte de uma série especial batizada de Unicamp Ano 50, produzida pela Editora da Unicamp, que publicará 50 títulos ao longo do ano comemorativo do cinquentenário da Universidade. “Para nós, é uma satisfação muito grande ter um dos nossos projetos contemplados por tão importante iniciativa”, considera.

Divulgação 50 anos

Foto: Ronei Thezolin