Unicamp oferece dois novos cursos no
âmbito da Escola São Paulo, da Fapesp

22/01/2016 - 14:12

A Unicamp teve mais dois cursos de curta duração aprovados dentro do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), oferecido pela Fapesp para dar maior visibilidade à pesquisa, aos programas de doutorado e a oportunidades para estágios de pós-doutorado em instituições paulistas, especialmente candidatos de outros estados e países. Um deles é sobre “Novos usos para o trabalho de campo em línguas indígenas”, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), e o outro sobre “Nanofotônica”, no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW).

A professora Maria Filomena Spatti Sandalo explica que a escola que está organizando pelo IEL, com inscrições até 15 de fevereiro e realização de 21 de março a 6 de abril, tem objetivo duplo: introduzir pesquisadores em inicío de carreira na coleta de dados e investigação linguística de línguas nativas; e pavimentar o caminho para novos usos do trabalho de campo línguístico, com benefícios mútuos para a linguística e as populações indígenas. 

“Vamos trabalhar com pesquisas sobre cognição humana e, no caso deste curso, com línguas indígenas, a fim de entender melhor os parentescos entre elas. Já temos bastante conhecimento, que remonta até por volta de 3.000 anos, mas podemos ir mais para trás”, afirma a docente do IEL. “Esperamos alunos de pós-graduação, pesquisadores de pós-doutorado e jovens professores de diversas universidades do Brasil e do exterior, sendo que nossa capacidade é para 100 inscritos, no máximo 105.”  

Segundo Filomena Sandalo, o curso contará com pesquisadores de diversas instituições parceiras e com vasta experiência em documentação, linguística de corpus e teoria lingüística formal. “Vamos apresentar e discutir possibilidades não exercidas anteriormente, como a extensa comparação entre línguas nativas para construir taxonomias e modelos filogenéticas de transmissão, corpora oral e uma nova terminologia gramatical objetiva e imparcial, refletindo intuições originais dos palestrantes e, potencialmente, revelando blocos de construção verdadeiramente universais da linguagem e cognição. Todas estas novas ferramentas devem contribuir para projetos de alfabetização nas comunidades locais, elevando a sua própria meta-linguística e consciência cultural, de forma não intrusiva.”  

Já a Escola São Paulo sobre “Nanofotônica” está com inscrições abertas desde 1º de março e acontece nos dias 30 e 31 de dezembro, sob a responsabilidade do professor Gustavo Silva Wiederhecker, do IFGW.