Parque tecnológico credenciado

Governador do Estado

O parque da Unicamp

Autoridades durante credenciamento

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, participou na última terça-feira (19) de uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, que marcou o credenciamento definitivo de quatro parques tecnológicos de Campinas: Inova Unicamp, CPqD, CTI Renato Archer e Techno Park. O credenciamento foi assinado pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Também participaram o vice-governador Márcio França e Milton Mori, da Agência de Inovação Inova Unicamp, responsável pelo Parque Científico e Tecnológico da Universidade.

[Assista ao vídeo produzido pela RTV]

Graças à contribuição da Unicamp, Campinas tem se tornado um ecossistema relevante para a promoção da inovação e empreendedorismo no Brasil. A expectativa é que este ecossistema seja ampliado com o credenciamento, que permitirá aos parques tecnológicos e as empresas instaladas a conversão de impostos em créditos para desenvolver pesquisas e outros investimentos por meio do programa Pró-Parques, do Governo do Estado. Além do benefício ao incentivo fiscal, as entidades gestoras dos parques poderão realizar convênios para repasse de recursos voltados a obras e aquisição de equipamentos. Com isso, os parques terão condições de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, promovendo o desenvolvimento econômico do Estado.

"O credenciamento definitivo coroa um projeto bem elaborado, bem executado e fecha uma etapa importantíssima. A partir de agora o plano é intensificar a aproximação com empresas, que possam fazer as parcerias com a Unicamp para poder produzir conhecimento novo, ajudar na formação de nossos estudantes e colocar a Unicamp na vanguarda dos parques tecnológicos", afirmou o reitor José Tadeu Jorge, referindo-se ao Parque da Unicamp.

O governador do Estado disse, por sua vez, que o credenciamento consolida a vocação de Campinas como grande centro de inovação e de pesquisa. Além dos parques de Campinas, também foram contemplados pelo credenciamento o Parque Tecnológico de Santo André, Parque Tecnológico de Botucatu e Parque Tecnológico de São José do Rio Preto. O credenciamento é realizado junto ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Para a Unicamp, esse é um marco importante. O credenciamento definitivo dará acesso a incentivos fiscais e permitirá o estabelecimento de convênios com o governo do Estado que serão um atrativo para novas empresas entrarem no Parque. Além disso, essas empresas precisam de mão de obra qualificada para desenvolver suas pesquisas. Estando dentro da Unicamp, elas terão acesso a isso, o que resulta também em oportunidades para o nossos alunos”, dimensionou Milton Mori, da Inova Unicamp.

Parque tecnológico da Unicamp
O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp começou a ser implantado em 2011 no campus da universidade, com obras que irão abrigar o centro administrativo e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp). O Parque envolve um conjunto de áreas para instalações dedicadas a abrigar competências científicas e tecnológicas e laboratórios de inovação, voltados para o desenvolvimento e execução de projetos de pesquisa financiados por instituições públicas e privadas.

Trabalhar em rede é um dos seus conceitos principais, sendo a universidade e outros promotores de ciência e tecnologia seus atores principais. Administrado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o parque possui 100 mil m² de área disponível para construção de novos prédios, bem como a possibilidade de ocupação imediata de algumas áreas já construídas.