FE lança periódico sobre
patrimônio histórico-educativo

07/01/2016 - 13:56

Escola Normal de Campinas (atual E.E. Carlos Gomes). Requadração decorativa das paredes laterais do vestíbulo. Projeto do arquiteto Cesar Marchisio, 1919. Já está disponível para acesso online a edição inaugural da Revista Ibero-Americana do Patrimônio Histórico Educativo (RIDPHE_R). Com periodicidade semestral, a publicação digital é editada pela Rede Ibero-Americana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE), que congrega pesquisadores de diversos países e tem sede na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp.

Segundo Maria Cristina Menezes, professora da FE e uma das idealizadoras do projeto, a revista foi criada para atender à necessidade de se construir um canal de divulgação de estudos e discussões para os pesquisadores que desenvolvem trabalhos de preservação, organização, investigação e difusão do patrimônio histórico-educativo ibero-americano.

Em seu primeiro volume, o periódico apresenta artigos de pesquisadores da Espanha, Argentina, México e de brasileiros dos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rondônia e Santa Catarina. Cadernos de alunos e museus de escolas, coleções pedagógicas e métodos de leitura em manuais escolares são algumas das temáticas abordadas.

Além dos artigos, a revista ainda conta com seções de resenhas, documentos e notícias. A seção de documentos traz análises de fontes documentais importantes para as pesquisas em educação. Na primeira edição, Silvia Regina Cason, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania da FE (CIVILIS), analisa o texto “Curso Normal Para Professores de 1ªs letras ou Direções Relativas a Educação Physica, Moral e Intelectual nas Escolas Primárias”, publicado em 1839 pelo Governo Provincial do Rio de Janeiro, cujo original encontra-se na Biblioteca Nacional da França. Utilizado no Brasil durante largo período, o documento é pouco divulgado e conhecido entre os estudiosos da história da educação, explica Maria Cristina no Editorial da revista.

A RIDPHE_R recebe artigos em português ou espanhol de investigadores da Ibero-América ou de outras regiões e está hospedada no Portal de Publicações Periódicas Eletrônicas da FE. A lista de discussão da RIDPHE, que circula informações sobre novidades e eventos na área, também está aberta à inscrição de novos participantes: ridphe_l-subscribe@listas.unicamp.br