RTV mostra série de
reportagens Fotografia Plural

04/12/2015 - 15:27

A RTV-Unicamp lança a partir de hoje a série de reportagens Fotografia Plural.  O projeto consiste, inicialmente, em seis entrevistas com pesquisadores que têm na fotografia seu objeto de estudo. São resultados de trabalhos de mestrado, de doutorado, de publicações de livros e de pesquisas pontuais que abordam a fotografia em suas diferentes formas de concepção, produção e aplicação. Esse primeiro trabalho toma como base a pesquisa de mestrado de Érico Elias sobre fotofilmes, que teve a orientação do professor Fernando de Tacca (IA-Unicamp).

“Essa série mostra trabalhos a partir de reflexões em que a fotografia pode ser vista como arte, documento, denúncia, relato, verdade, mentira, sentimento, representação da realidade, encenação, prova, história, memória... A pluralidade inerente à imagem fotográfica pauta a realização da série”, afirma o jornalista e idealizador do projeto, Amarildo Carnicel.

É a partir dessas inúmeras possibilidades de interpretação da fotografia que se estrutura essa nova produção da RTV-Unicamp. Com base em pesquisas já concluídas, o assunto é retomado e ressignificado com o olhar no presente. Com duração de seis minutos, a reportagem dá voz ao autor da pesquisa e ganha em conteúdo com a narração baseada em fontes escritas e visuais em que as imagens vão muito além da mera ilustração. A proposta é manter a série com a realização de novas reportagens.