Unicamp é a 24ª dos BRICS

02/12/2015 - 19:00

A Unicamp alcançou a 24ª posição no ranking de universidades dos BRICS e economias emergentes para 2016, elaborado pela revista britânica Times Higher Education (THE). Essa colocação representa um avanço em relação à listagem de 2015, onde a Universidade aparecia no 27º lugar. Esse ranking elenca instituições de 48 países considerados "emergentes" ou "fronteiras econômicas" pela companhia britânica de índices econômicos FTSE. Segundo nota emitida pela THE, apenas 35 desses países têm universidades entre as 200 melhores do ranking.

Segundo o editor de rankings da publicação, Phil Blatty, a listagem "usa os mesmos 13 indicadores, exigentes e rigorosos, do Ranking Mundial de Universidades" também elaborado pela publicação. "Portanto, as instituições têm de apresentar altos padrões de ensino, pesquisa, perfil internacional e laços com a indústria". Segundo Blatty, o fato de a Unicamp aparecer entre as 200 melhores universidades das economias emergentes "é uma grande conquista".

Para o coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Crósta, "a ascensão da Unicamp para a 24ª posição no Ranking BRICS-Países Emergentes do Times Higher Education é motivo de grande satisfação". Crósta destaca ainda que "muito mais do que um resultado isolado, ele vem se somar a outras conquistas recentes da Unicamp nos mais importantes rankings acadêmicos internacionais. Isso é fruto da qualidade e da consistência crescentes dos nossos indicadores, e também da forma como a Unicamp é vista e reconhecida pela comunidade internacional".