EBCT lança carimbo e selo
postal em alusão aos 50 anos

01/12/2015 - 13:54

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) lançou na manhã desta terça-feira (1º) o Carimbo Comemorativo e o Selo Postal em alusão aos 50 anos da Unicamp, que serão completados oficialmente em 5 de outubro de 2016. A cerimônia de apresentação das peças filatélicas ocorreu na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consu) e contou com a presença do reitor José Tadeu Jorge, integrantes da Alta Administração da Universidade, docentes, funcionários, estudantes e representantes da EBCT.

A apresentação do Carimbo Comemorativo e do Selo Postal integrou a programação das festividades pelos 50 anos da Unicamp. De acordo com Amarildo dos Santos, gerente da Macrorregião Comercial da EBCT, o carimbo será utilizado pelo período de 1º a 30 de dezembro de 2015, e estampará as correspondências que forem expedidas durante o período pela agência central dos Correios em Campinas.

O selo, que traz referências ao cinquentenário da Universidade, é uma peça filatélica que poderá ser utilizado pelas pessoas físicas e jurídicas para personalizarem suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas. “É uma alegria para os Correios participar das comemorações dos 50 anos da Unicamp. Nós consideramos a Universidade não como uma cliente, mas como uma parceira”, afirmou Santos.

Segundo ele, após o período de utilização, o carimbo será incorporado ao Museu Filatélico da EBCT, onde será preservado. A assessora especial da Reitoria e presidente da comissão responsável pela organização dos eventos comemorativos dos 50 anos da Unicamp, professora Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano, disse que o lançamento do carimbo e do selo postal insere a Universidade na história dos Correios e, consequentemente, na história do país.

O coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, também considerou o momento histórico, e agradeceu à EBCT pela homenagem. Segundo o reitor Tadeu Jorge, o lançamento do carimbo e do selo representa um importante reconhecimento às atividades desenvolvidas pela Universidade ao longo dos últimos 50 anos. As peças, acrescentou, ajudarão a divulgar, por meio da circulação das correspondências, o nome da instituição tanto no plano nacional quanto internacional.

Durante a cerimônia, Tadeu Jorge carimbou e selou as duas primeiras cartas com as peças filatélicas. “As correspondências serão enviadas aos dois filhos do professor Zeferino Vaz, fundador da Unicamp, Marli e Sérgio Vaz”, anunciou. No texto, o reitor registra que “a universidade hoje colhe os frutos, na forma de excelência acadêmica e reconhecimento internacional, dos princípios inovadores que seu saudoso pai, ao idealizá-la, fundá-la e dirigi-la por mais de uma década, aqui semeou e cultivou”.

Correspondência

Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, 1º de dezembro de 2015.

OF. GR 692/2015

À Senhora

Marli Vaz de San Juan

Em homenagem ao Prof. Dr. Zeferino Vaz, enviamos a Vossa Senhoria e ao seu irmão, o Senhor Sérgio Vaz, as primeiras comunicações oficiais a receber o selo e o carimbo comemorativos do 50º aniversário da Unicamp, universidade que hoje colhe os frutos, na forma de excelência acadêmica e reconhecimento internacional, dos princípios inovadores que seu saudoso pai, ao idealizá-la, fundá-la e dirigi-la por mais de uma década, aqui semeou e cultivou.

Atenciosamente,

José Tadeu Jorge