Unicamp recebe visitas da
Nova Zelândia e Austrália

30/11/2015 - 14:37

Comitiva da Nova Zelândia em visita à Unicamp

Delegação australiana discute agricultura e energia

Por meio da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), a Unicamp recebeu na semana passada duas delegações estrangeiras. Na manhã da quinta-feira (26), o encontro com uma comissão formada por representantes da AUT University, Massey University, Victoria University of Wellington e do Consulado da Nova Zelândia, teve como objetivo apresentar diferentes atuações nas áreas acadêmicas e de pesquisas da Unicamp, bem como das universidades estrangeiras, visando prospectar possíveis formas de cooperação. Este encontro marcou o início de conversas a serem mantidas nas áreas de humanas, engenharia e geociências para discutir a mobilidade de estudantes, pesquisadores e professores da Unicamp e de universidades neozelandeses.

A Unicamp foi representada pelos docentes Celso Morooka, assessor da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) e professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), Alberto Luiz Serpa, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM); Pedro Luis Dias Peres, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC); Wagner Romão, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Alfredo Borges de Campos, do Instituto de Geociências.

Ainda na quinta-feira (26), no período da tarde, a VRERI recepcionou também a delegação australiana, composta por representantes da UTS Business School, University of Western Australia, Flinders University, University of New South Wales, University the Queensland e da embaixada australiana no Brasil.

Nesse encontro foram discutidas atuações positivas e potencialidades da Unicamp e das universidades visitantes nas áreas de agricultura e energias renováveis. A delegação australiana reconheceu o alto grau de influência da Unicamp na economia regional, alavancado por suas inovações, enfatizando que em seu país de origem há grande dificuldade de fazer com as inovações ultrapassem os muros das universidades e produzam melhorias sociais.  A Unicamp, por sua vez, reconheceu o importante desenvolvimento australiano em estudos de energia fotovoltaica.

Participaram do encontro os docentes Gustavo Paim Valença, assessor da Vreri e professor da Faculdade de Engenharia Química (FEQ); José Luiz Pereira Brittes, do Centro de Planejamento Energético (Nipe); Nilo Ricardo Kim, do Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro); Daniella Jorge de Moura, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e Adriano Pinto Mariano, da FEQ.