Unicamp e Google Apps for

Encontro na sala do Consu

Professor Alvaro Crósta

Conselheiros na sala do Consu

A Unicamp celebrou nesta segunda-feira (30) uma parceria com a Google para uso do Google Apps for Education, que é um conjunto de ferramentas que pode ser usado por docentes e alunos da Universidade. O Google for Education é um site com ferramentas Google totalmente gratuitas para a colaboração entre alunos em sala de aula, a área acadêmica e administrativa. Todos podem ter e-mails institucionais e acesso às ferramentas Google disponíveis no Google Drive. Esse ferramental permite facilidades como o compartilhamento de arquivos e o lançamento de exercícios e sua solução na própria página. A parceria com a Google foi oficializada durante reunião do Conselho de Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) realizada na sala do Conselho Universitário (Consu).

O encontro contou com a participação do coordenador geral da Universidade, professor Alvaro Crósta, e do coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unicamp, professor José Raimundo de Oliveira, além dos conselheiros do ConTIC. O professor Alvaro Crósta elogiou "as fascinantes possibilidades que se abrem com essa cooperação". “Acompanho a Google há muito tempo, desde que surgiu como ferramenta de busca, mas a partir daí ela mostrou que inovava em relação a outras ferramentas e acabou preponderando nesse mercado e criando uma série de inovações”, disse.

O coordenador geral lembrou que em sua área de atuação, como geólogo, trabalha com imagens de satélite e que o surgimento do Google Earth foi o máximo na história da tecnologia da informação e da comunicação. “Existe o mundo antes Google Earth e o mundo depois. Mas não parou só nisso. Hoje é possível qualquer pessoa com acesso à internet, em qualquer parte do mundo, navegar na lua e nos diferentes planetas. Isso mostra apenas um pequeno exemplo do que está por vir.”

Crósta afirmou que essa parceria disponibiliza facilidades em funções que vão tornar alunos e professores não apenas usuários, mas protagonistas porque, a partir disso, eles podem criar, propor soluções e dar retorno à empresa Google para que algumas sugestões sejam incorporadas e beneficiem outras gerações com inovações desenvolvidas por meio dessa parceria. “É uma grande satisfação concretizar essa parceria”, manifestou o coordenador geral.

Para o professor José Raimundo de Oliveira, que preside o ConTIC, essa é uma solução na qual o professor dá forma à sua própria aula. A Google coloca esse tipo de recurso à disposição de todas as universidades e de todas as escolas, inclusive primárias. “A Unicamp é uma das primeiras universidades a ter esses recursos, na abrangência que estamos dando a esse acordo.”

Os alunos estarão com acesso a esse recurso e não precisarão de nenhuma tramitação burocrática além do que estar matriculado na Unicamp. “Se esse oferecimento fosse limitado a uma faculdade, só os alunos daquela faculdade teriam acesso. Aqui estamos abrindo a chance para todos os alunos da Unicamp – de ter a onipresença de todos os recursos”, reforçou José Raimundo. Esse recurso de ensino, contou ele, somado a outros recursos disponíveis no Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), vão estar a serviço dos alunos até o final de dezembro. Assim os docentes já poderão preparar as suas disciplinas para o próximo semestre.

O acordo prevê acesso a documentos, planilhas, filmes, canais do YouTube, tarefas dos alunos. Os recursos disponíveis podem ser empregados até por quem não possui grandes conhecimentos técnicos, garantiu José Raimundo. No momento, a Unicamp está discutindo a migração para o domínio "g.unicamp.br". A parte de integração e autenticação já foi concluída. Agora, está sendo concluída uma página de login da Unicamp.

Google
Alexandre Campos Silva, dirigente de canais de educação da Google, disse que é um prazer colocar em prática essa parceria com a Unicamp. Lembrou que a nova geração já nasce acostumada à cultura digital e que, por isso, alguns professores procuraram a Google, pelo fato de empregarem essa tecnologia na escola. Essa foi a razão de a área Google Apps for Education ter sido criada há cinco anos e estar sendo montada no mundo todo. São hoje mais de 30 milhões de alunos no mundo usando o Google for Education. "A ideia é inovar em sala de aula", relatou.

É um desafio da empresa, contou Alexandre, formar alunos em várias competências para que estejam preparados para trabalhar em qualquer lugar do mundo. "Esse desafio é compartilhado com os professores, uma vez que quem inova são eles durante suas atividades em sala de aula. As crianças então estão sendo empoderadas para serem protagonistas e fazerem essa construção com tecnologia: que deve ser simples, ter inovação e integrar as pessoas."

O Google Classroom, lançado nos Estados Unidos em agosto último, é a central de controle. Com ele, é possível criar turmas, distribuir tarefas, enviar feedback e ver tudo em um só lugar. Não tem anúncios e o seu Google Drive é ilimitado. “Nos três primeiros meses, os professores pediram uma versão móvel na qual os alunos pudessem tirar fotos”, revelou.

Ao falar sobre o que vem pela frente, Alexandre citou o Google Expeditions. "O Brasil é um dos quatro países que ganharão acesso a esse recurso, que traz muitas novidades: fomenta o trabalho de pesquisa e estimula a dinâmica em sala de aula, com o objetivo de torná-la mais atraente. É um orgulho estreitar o nosso relacionamento com a Unicamp e colaborar para as pesquisas educacionais”, ressaltou Alexandre, que é graduado em Ciência da Computação.