Unicamp e Google Apps for
Education celebram parceria

30/11/2015 - 15:01

/
Alexandre, da Google Apps for Education

Alexandre, da Google Apps for Education

Diálogo sobre parceria da Google e Unicamp

Diálogo sobre parceria da Google e Unicamp

Professor José Raimundo de Oliveira

Professor José Raimundo de Oliveira

Encontro na sala do Consu

Encontro na sala do Consu

Professor Alvaro Crósta

Professor Alvaro Crósta

Conselheiros na sala do Consu

Conselheiros na sala do Consu

A Unicamp celebrou nesta segunda-feira (30) uma parceria com a Google para uso do Google Apps for Education, que é um conjunto de ferramentas que pode ser usado por docentes e alunos da Universidade. O Google for Education é um site com ferramentas Google totalmente gratuitas para a colaboração entre alunos em sala de aula, a área acadêmica e administrativa. Todos podem ter e-mails institucionais e acesso às ferramentas Google disponíveis no Google Drive. Esse ferramental permite facilidades como o compartilhamento de arquivos e o lançamento de exercícios e sua solução na própria página. A parceria com a Google foi oficializada durante reunião do Conselho de Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) realizada na sala do Conselho Universitário (Consu).

O encontro contou com a participação do coordenador geral da Universidade, professor Alvaro Crósta, e do coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unicamp, professor José Raimundo de Oliveira, além dos conselheiros do ConTIC. O professor Alvaro Crósta elogiou "as fascinantes possibilidades que se abrem com essa cooperação". “Acompanho a Google há muito tempo, desde que surgiu como ferramenta de busca, mas a partir daí ela mostrou que inovava em relação a outras ferramentas e acabou preponderando nesse mercado e criando uma série de inovações”, disse.

O coordenador geral lembrou que em sua área de atuação, como geólogo, trabalha com imagens de satélite e que o surgimento do Google Earth foi o máximo na história da tecnologia da informação e da comunicação. “Existe o mundo antes Google Earth e o mundo depois. Mas não parou só nisso. Hoje é possível qualquer pessoa com acesso à internet, em qualquer parte do mundo, navegar na lua e nos diferentes planetas. Isso mostra apenas um pequeno exemplo do que está por vir.”

Crósta afirmou que essa parceria disponibiliza facilidades em funções que vão tornar alunos e professores não apenas usuários, mas protagonistas porque, a partir disso, eles podem criar, propor soluções e dar retorno à empresa Google para que algumas sugestões sejam incorporadas e beneficiem outras gerações com inovações desenvolvidas por meio dessa parceria. “É uma grande satisfação concretizar essa parceria”, manifestou o coordenador geral.

Para o professor José Raimundo de Oliveira, que preside o ConTIC, essa é uma solução na qual o professor dá forma à sua própria aula. A Google coloca esse tipo de recurso à disposição de todas as universidades e de todas as escolas, inclusive primárias. “A Unicamp é uma das primeiras universidades a ter esses recursos, na abrangência que estamos dando a esse acordo.”

Os alunos estarão com acesso a esse recurso e não precisarão de nenhuma tramitação burocrática além do que estar matriculado na Unicamp. “Se esse oferecimento fosse limitado a uma faculdade, só os alunos daquela faculdade teriam acesso. Aqui estamos abrindo a chance para todos os alunos da Unicamp – de ter a onipresença de todos os recursos”, reforçou José Raimundo. Esse recurso de ensino, contou ele, somado a outros recursos disponíveis no Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), vão estar a serviço dos alunos até o final de dezembro. Assim os docentes já poderão preparar as suas disciplinas para o próximo semestre.

O acordo prevê acesso a documentos, planilhas, filmes, canais do YouTube, tarefas dos alunos. Os recursos disponíveis podem ser empregados até por quem não possui grandes conhecimentos técnicos, garantiu José Raimundo. No momento, a Unicamp está discutindo a migração para o domínio "g.unicamp.br". A parte de integração e autenticação já foi concluída. Agora, está sendo concluída uma página de login da Unicamp.

Google
Alexandre Campos Silva, dirigente de canais de educação da Google, disse que é um prazer colocar em prática essa parceria com a Unicamp. Lembrou que a nova geração já nasce acostumada à cultura digital e que, por isso, alguns professores procuraram a Google, pelo fato de empregarem essa tecnologia na escola. Essa foi a razão de a área Google Apps for Education ter sido criada há cinco anos e estar sendo montada no mundo todo. São hoje mais de 30 milhões de alunos no mundo usando o Google for Education. "A ideia é inovar em sala de aula", relatou.

É um desafio da empresa, contou Alexandre, formar alunos em várias competências para que estejam preparados para trabalhar em qualquer lugar do mundo. "Esse desafio é compartilhado com os professores, uma vez que quem inova são eles durante suas atividades em sala de aula. As crianças então estão sendo empoderadas para serem protagonistas e fazerem essa construção com tecnologia: que deve ser simples, ter inovação e integrar as pessoas."

O Google Classroom, lançado nos Estados Unidos em agosto último, é a central de controle. Com ele, é possível criar turmas, distribuir tarefas, enviar feedback e ver tudo em um só lugar. Não tem anúncios e o seu Google Drive é ilimitado. “Nos três primeiros meses, os professores pediram uma versão móvel na qual os alunos pudessem tirar fotos”, revelou.

Ao falar sobre o que vem pela frente, Alexandre citou o Google Expeditions. "O Brasil é um dos quatro países que ganharão acesso a esse recurso, que traz muitas novidades: fomenta o trabalho de pesquisa e estimula a dinâmica em sala de aula, com o objetivo de torná-la mais atraente. É um orgulho estreitar o nosso relacionamento com a Unicamp e colaborar para as pesquisas educacionais”, ressaltou Alexandre, que é graduado em Ciência da Computação.