NA INDONÉSIA
Tania Sakanaka vence Mundial de
Wushu na categoria Baguazhang

27/11/2015 - 15:53

No 13º Campeonato Mundial de Wushu, evento realizado entre 13 e 18 de novembro, em Jacarta, Indonésia, Tania Emi Sakanaka, graduada em música pela Unicamp, sagrou-se campeã mundial na categoria de Baguazhang  feminino, arte marcial interna que se assemelha ao Taichichuan. Trata-se da primeira conquista brasileira em uma categoria de apresentação de formas (coreografia). Tânia é ex-aluna da Faculdade de Educação Física (FEF) e também já atuou como professora de Taichichuan no Curso de Extensão da Codesp-FEF.

Do campeonato, que foi organizado pela International Wushu Federation, participaram 900 atletas oriundos de 74 países. A equipe brasileira esteve representada com 16 atletas, dois técnicos, um líder, e um árbitro.

Além da conquista de Tania, o grupo brasileiro trouxe três medalhas de bronze, na categoria de lutas sanda, e cinco certificados de excelência, conquistados pelos atletas que se destacaram na categoria de formas.

Como líder da equipe brasileira atuou o professor Marcus Alves, presidente da Confederação Brasileira de Wushu. Paulo Hiroshi Sakanaka, professor voluntário do Instituto de Física (IFGW) e do Curso de Extensão de Taichichuan da CODESP foi o técnico da categoria de formas. Na categoria de lutas o responsável foi Antonio Carlos Silva.

Tania atualmente detém os títulos de campeã Sul-Americana e Pan-Americana da modalidade. No 1º. Campeonato Mundial de Taichichuan, em 2014, também foi o primeiro lugar, na categoria demonstrativa de Taichichuan.

Assista ao vídeo com a apresentação da atleta e da premiação.