RTV: Outros Olhares discute
justiça e segurança pública

26/11/2015 - 10:05

A RTV-Unicamp apresenta nesta quinta-feira (26) nova edição do programa Outros Olhares. Para discutir o tema “Uma justiça mais previsível e eficaz”, o cientista político José Augusto Guilhon, pesquisador visitante no Fórum de Pensamento Estratégico (Penses) da Unicamp, entrevista a professora da USP e diretora de Pesquisa do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais, Maria Tereza Sadek, e o professor da Universidade Anhembi Morumbi e coordenador Área de Segurança Pública no Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP, Emmanuel Nunes de Oliveira. Veja o link.

Outros Olhares é voltado para a discussão de temas atuais, do Brasil e do mundo, com a participação de acadêmicos e profissionais de diversas áreas do conhecimento e que não pertençam aos quadros da Unicamp. Segundo Guilhon, um dos requisitos básicos de uma sociedade livre é o respeito aos direitos, o que exige que as leis sejam cumpridas. Cada cidadão acha que tem o direito de esperar das instituições do Estado que elas cumpram e façam cumprir as leis. No entanto, há no Brasil um sentimento de profunda injustiça, pois quando um cidadão precisa proteger ou recuperar seus direitos, parece que ele terá que recorrer aos seus próprios meios porque as instituições são inalcançáveis, tardam demais ou são ineficientes. É torno dessa questão a nova edição de Outros Olhares. O propósito é apresentar, em 50 minutos, pontos de vista sobre as diversas dimensões do problema tratado. Todos os programas, após o lançamento no portal da universidade, estarão disponíveis no portal da RTV e poderão ser vistos no canal 10 da NET.