Editora da Unicamp
lança novo site

26/11/2015 - 15:55

Eduardo Guimarães: mais segurança aos usuários

A Livraria da Editora na Biblioteca Central

A Livraria da Editora no IEL

Com novo layout e ferramentas de compra mais adequadas, a Editora da Unicamp acaba de lançar o seu novo site. Ele foi desenvolvido pela empresa Cia Pixel, na Plataforma ASP com Banco de dados SQL Server. Um dos objetivos da nova página, entre outros, é aumentar o número de vendas de exemplares online. O novo site já está no ar e pode ser consultado no endereço eletrônico.

O Portal da Unicamp conversou sobre o assunto com o professor José Eduardo Roberto Junqueira Guimarães, diretor-executivo da Editora.

Portal - O que o novo site tem de diferente do anterior?
Guimarães - Ele está mais organizado no que diz respeito à classificação dos livros. Agora, temos várias categorias e o mesmo título pode ser encontrado em mais de uma, como por exemplo, um livro que interessa muito à área de história: o de fotografia.  Na versão anterior ele estaria apenas cadastrado em uma área. Nessa nova versão podemos disponibilizá-lo em até três áreas. A hospedagem do conteúdo também foi alterada proporcionando maior segurança e estabilidade.

Portal - Com a nova configuração como a Editora pretende melhorar as vendas?
Guimarães - Por meio de uma plataforma mais consistente, que dá mais segurança e garantia aos usuários. Além disso, a interface com o consumidor foi pensada de modo a funcionar melhor como um ambiente para compras. Os mecanismos de seleção dos títulos, formas de pagamento, consultas de frete etc, vão certamente estimular a venda dos livros.

Portal – Qual a média de vendas de títulos online?
Guimarães - Em 2014 a média de vendas pelo site foi de 110 exemplares por mês, o que significa quase 60 mil reais de arrecadação por ano. Esperamos, em 2016, aumentar estas vendas significativamente.

Portal – Quantos exemplares foram produzidos em 2015?
Guimarães - 70 livros, 68 impressos e dois e-Pubs. Dos livros impressos, 40 são novos e os demais são nova edição (ampliada e revista) ou reimpressões.

Portal – Qual a expectativa de vendas para 2016?
Guimarães - Mais ou menos a mesma quantidade de 2015. Na programação podemos destacar: a impressão dos volumes 3 e 4 do Instituição Oratória (o que significa a publicação da obra completa do Quintiliano); além de títulos comemorativos em virtude dos 50 anos da Universidade; o lançamento de uma nova coleção na área de linguística e a publicação de alguns inéditos em língua portuguesa, que vão desde poemas de Langston Hughes a textos do crítico de arte Aby Warburg.

LIVRARIAS -
 A Editora da Unicamp possui duas livrarias no Campus. Uma está localizada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e outra na Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BC-CL). Mais detalhes podem ser obtidos por meio de contato com o telefone 19-3521-7718 ou e-mail vendas@editora.unicamp.br