50 ANOS
e pensamento
crítico

26/11/2015 - 14:50

A professora Ítala M. Loffredo D’Ottaviano, assessora especial da Reitoria da Unicamp e que preside a comissão Unicamp 50 anos, é a segunda convidada dos Colóquios Unicamp Ano 50 - de professor para professor. Às 8h30 deste sábado, dia 28, no Centro de Convenções da Unicamp, ela falará sobre Lógica e Pensamento Crítico (faça a inscrição). Os colóquios são dirigidos a professores da rede pública, mas também abertos à população em geral e repetem-se todo mês até outubro de 2016, quando a Unicamp comemora 50 anos no dia 5. Na abertura da série, em novembro, o professor José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp, falou sobre o tema "Universidade e ensino" (veja como foi).

A professora Ítala D’Ottaviano iniciará sua palestra por uma discussão sucinta sobre o desenvolvimento histórico da Lógica, considerada como a ciência do raciocínio, o estudo da razão. A partir das leis básicas do pensamento aristotélico, analisará o significado lógico de contradição, consistência, inconsistência e completude, e sua relevância para o paradigma lógico-clássico da racionalidade durante mais de 20 séculos. Ítala ainda discutirá as características da lógica contemporânea, da lógica dita “matemática” e das lógicas não clássicas, e seu papel nos fundamentos da matemática e das ciências em geral.