Unicamp sobe no ranking QS

24/11/2015 - 12:35

A Unicamp ficou em 11º lugar na edição de 2015 do ranking das 50 melhores universidades globais com menos de 50 anos, elaborado pela consultoria internacional QS Quacquarelli Symonds. Esse posicionamento representa um avanço em relação ao ranking de 2014, no qual a Universidade aparecia na 15ª posição. A única outra jovem instituição latino-americana entre as melhores 50 é a Universidad Austral, da Argentina. A Unesp aparece na faixa que vai da 81ª à 90ª posição.

Em setembro, a Unicamp já havia mostrado avanço no ranking internacional da QS, que classifica as universidades independentemente da idade, ganhando 11 posições em relação a 2014. O ranking das universidades com menos de 50 anos é dominado por instituições asiáticas, com Cingapura, Coreia do Sul e Hong Kong revezando-se nas seis primeiras posições.

O coordenador-geral da Universidade, professor Alvaro Crósta, manifestou satisfação com o avanço no ranking das jovens universidades: "A posição alcançada pela Unicamp no ranking acadêmico da QS é motivo de grande satisfação para toda a comunidade universitária. Destaco que o avanço de posições em relação à edição do ano anterior desse mesmo ranking é fruto da qualidade dos nossos indicadores, aliado ao esforço que vem sendo feito pela atual administração, por meio da PRDU, em levantar e organizar os dados informados à QS. O ranking de 2015 é baseado nos indicadores de 2013, ano em que foi adotada essa nova metodologia de coleta e organização dos dados. Os méritos por este excelente resultado devem ser creditados a todos que constroem a Unicamp".