Blog Unicamp Ano 50



Robert Frodeman participa do Perspectivas Unicamp 50 Anos no dia 26 de novembro

24/11/2015 - atualizado em 29/03/2016
Robert Frodeman no Perspectivas Unicamp 50 Anos - Clima, Ambiente, Água e Energia (Foto: University of North Texas)

O professor da University of North Texas, especialista ambiental e filósofo americano, Robert Frodeman, participa do próximo Perspectivas Unicamp 50 Anos – Clima, Ambiente, Água e Energia no dia 26 de novembro. Frodeman destacará a importância da interdisciplinaridade nas pesquisas sobre mudanças climáticas globais. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da Universidade, que nesta edição quer ampliar o debate sobre os impactos das mudanças climáticas na vida das pessoas, o abastecimento de água e também avaliar alternativas de energia para o país.

O “Perspectivas Unicamp 50 Anos” é uma série de mesas redondas com entrada gratuita e oferece debates e discussões sobre temas de importância sócio-política, cultural, artística e científica, com a participação de pesquisadores e intelectuais da Unicamp, de outras instituições brasileiras e do exterior.

O evento acontece no Centro de Convenções da Unicamp (Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP) dia 26 de novembro, das 9 às 18 horas. Além de Robert Frodeman, mais sete pesquisadores abordam temas essenciais para o país: mudanças climáticas, água e energia. A coordenação dos debates está a cargo de Jurandir Zullo Jr e Luís Augusto Barbosa Cortez.

A programação completa está disponível na página do evento Clima, Ambiente, Água e Energia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo próprio site ou no dia do evento.


Robert Frodeman

Robert Frodeman é diretor do Centro para o Estudo da Interdisciplinaridade e Professor de Filosofia do Departamento de Filosofia da University of North Texas e especialista em filosofia ambiental, interdisciplinaridade e política da ciência. PhD em Filosofia pela Penn State University também é mestre em Geologia pela University of Colorado. Foi professor das Universidades do Texas, do Tennessee, e do Colorado e consultor por oito anos no United States Geological Survey (USGS), Professor de Humanidades na School of Mines do Colorado e fellow na University of Lancaster, Inglaterra. É editor chefe do Oxford Handbook of Interdisciplinarity.


Mesas redondas

Das 9 às 12h, a mesa redonda “Mudanças Climáticas Globais” será coordenada pelo pesquisador Jurandir Zullo Jr., do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, e terá a participação do pesquisador Arlindo Philippi Jr, da Universidade de São Paulo (USP), atual diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e membro titular do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC); do professor Mohamed Habib, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp; e do filósofo e especialista ambiental Robert Frodeman, professor da University of North Texas (EUA).

Das 14 às 18 horas, ocorrerá a mesa “Crise Hídrica e Energética”. Sob a coordenação do professor Luís Augusto Barbosa Cortez, da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp, serão analisados os seguinte temas: a situação nacional da água; os problemas centrais para o consumo humano e produtivo; a crise energética nacional; os recursos hídricos e o quadro das Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas. O engenheiro civil da Agência de Água PCJ, Francisco Carlos Lahoz, o engenheiro nuclear pelo MIT (EUA) e professor da Universidade de São Paulo (USP), Ildo Luís Sauer, e o estatístico e diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, participarão do debate.


Serviço

Quando: 26 de Novembro, das 9 às 18 horas
Onde: Centro de Convenções da Unicamp (Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP)
Inscrições gratuitas pelo site www.50anos.unicamp.br e no dia do evento.

Leia mais




Comentários

comments powered by Disqus

Voltar