Unicamp lança repositório de sua
produção científica e intelectual

24/11/2015 - 15:10

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e o Sistema de Arquivos (Siarq) promoveram na manhã desta terça-feira (24), durante edição dos Fóruns Permanentes, o pré-lançamento do Repositório da Produção Científica e Intelectual da Universidade, que tem por objetivo oferecer acesso aberto e público à produção científica e intelectual da instituição. Segundo a coordenadora do SBU, Regiane Alcântara Eliel, o lançamento oficial do Repositório ocorrerá no próximo dia 2 de dezembro, em cerimônia agendada para o auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL).

O Repositório, de acordo com Regiane, já conta com 114 mil documentos, entre dissertações, teses, artigos científicos etc. “O Repositório é o instrumento oficial para coleta, organização, disseminação e preservação de todo o conhecimento produzido na Unicamp”, explica. Para ter acesso ao acervo, o interessado precisará somente entrar no site, por meio deste endereço.

A busca do conteúdo pode ser feita por título, autor, assunto ou data de publicação. Não é necessário sequer fazer cadastro ou criar uma senha. “O acesso é totalmente aberto. Com isso, ganha a Unicamp, que ampliará a visibilidade da sua produção científica e intelectual, e ganha a sociedade, que poderá se valer desse conhecimento”, considera.

Ainda conforme a coordenadora do SBU, haverá quatro tipos de acesso aos documentos contidos no Repositório: aberto, restrito à Unicamp, embargado (por determinado período) e fechado. As restrições de acesso estão relacionadas, por exemplo, a questões de direito autoral. “Ao clicar no documento desejado, o usuário será informado se existe ou não algum tipo de restrição”, acrescenta Regiane.

Logo após o pré-lançamento do Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp, ocorreram três palestras, todas relacionadas ao tema principal do dia, que era justamente os repositórios institucionais. A primeira delas, ministrada pelo doutorando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Luis Paulo Bogliolo, tratou dos direitos autorais das obras abrigadas nesses ambientes.

Participaram da mesa de abertura do evento, além da coordenadora do SBU, o assessor da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), professor José Marcos Pinto da Cunha; o assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa, professor Max Costa; o assessor da Pró-Reitoria de Graduação, professor João Paulo Borin; e a coordenadora do Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq), Neire do Rossio Martins.