Unicamp sedia Simpósio
de Computação Musical

23/11/2015 - 16:41

/
Mesa de abertura do Simpósio

Mesa de abertura do Simpósio

Os organizadores José Eduardo Fornari e Leandro Costalonga

Os organizadores José Eduardo Fornari e Leandro Costalonga

Palestra com o professor da Unicamp Adolfo Maia

Palestra com o professor da Unicamp Adolfo Maia

A Unicamp sedia a 15ª edição do Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM) que ocorrerá até quarta-feira, 25, no Centro de Convenções (CDC) e Auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. O tema “Computação Musical: ultrapassando fronteiras de processamento de sinais e modelos computacionais” abre espaço para a discussão associada a aspectos inerentes ao campo da computação musical, como matemática, criatividade, significado estético, realidade virtual e redes sociais. O SBCM é um evento bianual organizado pela Comissão Especial em Computação Musical da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

“A computação musical é uma área que envolve toda a parte de música feita com o auxílio do computador, é uma área fronteiriça entre a tecnologia e a arte”, explica José Eduardo Fornari, do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora – (NICS) e organizador do evento. Ele exemplifica como aplicações da computação sonora as composições algorítmicas, modelos geracionais de música, criação de paisagens sonoras, processamento digital de sinais, e a humanização de máquinas que significa criar composições com características humanas.

O coordenador da Comissão Especial, Leandro Costalonga salientou que “a música é um excelente campo de aplicação de técnicas computacionais pelos desafios que a impõe, entre eles sincronização, processamento de sinais e interação”. Os organizadores do Simpósio ressaltaram também o quanto a área é multidisciplinar. Todas essas questões serão discutidas no simpósio em três dias de palestras, apresentações e pôsteres. A programação está disponível na página do evento.