Projeto do Sistema de Bibliotecas recebe
menção honrosa em concurso da Capes

18/11/2015 - 14:51

O Projeto “Programa de desenvolvimento de competência em informação”, de autoria de Regiane Alcântara Eliel, coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU); Valéria dos Santos Gouveia Martins, coordenadora associada do SBU, e de Maria Helena Segnorelli, diretora da Área de Difusão da Informação da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), recebeu menção honrosa em concurso organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado foi conhecido na semana passada, durante a realização do Seminário Internacional do Portal de Periódicos Capes, evento que ocorreu de 10 a 12 de novembro, em Brasília.

O objetivo do concurso era apresentar experiências, projetos, pesquisas e atividades educativas, envolvendo o uso de recursos e fontes de informação.  Dele, participaram profissionais da América Latina, Itália, Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos, China e Índia. O Projeto apresentado pelo SBU visa auxiliar  alunos, pesquisadores e docentes no uso das fontes eletrônicas de informação, como ebooks, bases de dados, bases de imagens, jornais, documentos históricos, protocolos, evidências médicas etc.

“O reconhecimento da Capes quanto a esse programa tem grande significado para o Sistema de Bibliotecas da Unicamp, já que a Capes, por meio do seu Portal de Periódicos, tem grande expertise na seleção, disseminação e uso de fontes de informação, visando a qualificação das pesquisas científicas desenvolvidas no Brasil. Assim, a menção honrosa que a Capes dirigiu ao programa, mostra que a estratégia adotada pela Unicamp para fazer com que as fontes de informação disponíveis na Universidade sejam conhecidas e utilizadas por seus alunos, docentes e pesquisadores é eficiente e trará impactos positivos na qualificação do ensino e pesquisa desenvolvidos na Universidade”, explicou a coordenadora do SBU.

O projeto desenvolvido pelo SBU foi pensado em duas frentes. A primeira atua desenvolvendo habilidades nos profissionais das bibliotecas para que os mesmos auxiliem os alunos, pesquisadores e docentes em suas pesquisas, apresentando-os as fontes de informação mais conhecidas em suas respectivas áreas, ajudando-os a localizar materiais que os ajudem a garantir a excelência de suas pesquisas acadêmicas ou científicas. Em outra frente, o programa oferece treinamentos aos alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes, a fim de lhes dar autonomia em suas pesquisas, apresentando fontes de informação altamente especializadas em suas áreas.

Da esq. para a dir: Valéria dos Santos Gouveia Martins, Regiane Alcântara Eliel e Maria Helena Segnorelli