Oswaldo Alves
de Ciências

16/11/2015 - 12:05

Professor Oswaldo Alves

O professor Oswaldo Luiz Alves, do Instituto de Química, toma posse na próxima sexta-feira, 20, como membro vitalício da The World Academy of Sciences (TWAS), Academia Mundial de Ciências. Ele foi indicado em 2014. A posse ocorrerá durante a 26ª Assembleia Geral da TWAS, que este ano acontece em Viena, na Áustria. O evento será realizado na Academia Austríaca de Ciências (OeAW), que é a instituição central para ciência e pesquisa daquele país.

De acordo com Oswaldo Alves, "o ingresso na TWAS é um grande reconhecimento da qualidade e relevância da química brasileira, como também, da química que se faz na Unicamp, pois, juntamente com o professor Galembeck, somos os dois únicos docentes da universidade que pertencem a esta academia internacional". O docente comentou ainda que "a entrada na academia deveu-se, sobretudo, às atividades relacionadas com a química do estado sólido e materiais, nanotecnologia e sua interação com o setor produtivo”. Para o professor, este último ponto chama atenção, pois mostra que o desdobramento das pesquisas básicas de qualidade em aplicações industriais e patentes também são consideradas importantes nos processos de eleição dos membros da TWAS.

Junto com o professor Oswaldo serão empossados mais quatro pesquisadores brasileiros: Marcos A. Pimenta, Física (UFMG); Fernando de Queiroz Cunha, Medicina e Ciências da Saúde (USP-RP), Rodrigo Correa-Oliveira, Medicina e Ciências da Saúde (Fiocruz-BH) e Maria de Fátima Grossi de Sá, Ciências da Agricultura (Embrapa-PA).