Docente da Unicamp representa
América do Sul em conferência
sobre ensino de matemática

11/11/2015 - 16:38

Joni falará sobre suas experiências e pesquisas em modelagem matemática

O matemático João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, será um dos principais palestrantes do Elephant Delta 2015, conferência sobre ensino e aprendizagem de graduação em matemática e estatística do hemisfério sul. O evento, em sua décima edição, ocorrerá entre os dias 22 e 27 de novembro na cidade de Port Elizabeth, na África do Sul. 

O professor da Unicamp participará da conferência como representante da América do Sul. Joni, como é mais conhecido pela comunidade acadêmica, falará sobre suas experiências e pesquisas em modelagem matemática voltadas a interlocutores não matemáticos. “Apresentarei alguns casos e problemas, como a elaboração de um mapa de risco e incêndio no Estado do Acre; a avaliação do comportamento de poluentes na Lagoa da Pampulha, na cidade de Belo Horizonte; e a avaliação sobre a reação de espécies em convívio na presença de materiais poluentes que podem ser nocivos para estas espécies. O objetivo é mostrar como a matemática pode ser aplicada, por exemplo, a políticas públicas”, revela. 

O docente, que atua na área da pesquisa em temas relacionados à modelagem matemática, ecologia matemática, impacto ambiental e educação matemática, será um dos conferencistas principais ao lado de professores e pesquisadores da área: David Wagner, da Faculty of Education at the University of New Brunswick, do Canadá; Deborah King, da University of Melbourne, na Austrália;  Maxine Pfannkuch, da University of Auckland, da Nova Zelândia; e Tim Dunne, da University of Cape Town, da África do Sul.

A conferência, informa o site do evento, é voltada a um público internacional de acadêmicos interessados em matemática e educação estatística, incluindo especialistas disciplinares, teóricos da educação e profissionais de ensino superior entre as ciências e engenharia. As conferências Delta iniciaram em 1997 em Brisbane, Austrália, e são realizadas a cada dois anos. África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Argentina já receberão edições do evento.